Categoria Religião  Noticia Atualizada em 05-03-2013

Cardeais começam terceira reunião para preparar conclave no Vaticano
Congregações vão definir quando será início da escolha do novo Papa. Período da tarde deve ser reservado à meditação e ao descanso.
Cardeais começam terceira reunião para preparar conclave no Vaticano
Foto: diariodigital.sapo.pt

A terceira congregação de cardeais para definir quando será o conclave, o encontro que escolherá o novo Papa, começou às 9h30 (5h30, pelo horário de Brasília) desta terça-feira (5) no Vaticano.

A maioria dos cardeais chegou sem falar com a imprensa.

Questionado por jornalistas, o português José Saraiva Martins, que tem mais de 80 anos e por isso não está entre os cardeais eleitores, disse que "o Brasil tem se revelado muito bem".

Diferentemente do que ocorreu na segunda, está prevista apenas uma reunião para esta terça. O período da tarde deve ser reservado à meditação, à reflexão e ao descanso.
Primeiras congregações

No primeiro dia reunidos, eles oraram, debateram e decidiram enviar uma mensagem a Bento XVI, que renunciou em 28 de fevereiro, após um pontificado de oito anos marcado por crises, criando uma situação praticamente inédita para a Igreja.

O primeiro encontro de cardeais durou cerca de três horas e meia, com meia hora de pausa de café, e teve a participação de 142 dos 207 cardeais, 103 deles votantes, segundo o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi.

O segundo, em que ocorreu uma das duas meditações obrigatórias no período, ocorreu à tarde.

A congregação matutina foi iniciada com uma oração breve e seguida por uma introdução técnica.

O decano do Colégio Cardinalício, Angelo Sodano, fez uma saudação e lembrou da importancia do evento. Ele também propôs que os cardeais preparem uma mensagem, a ser enviada ao Papa Emérito.

Depois, houve o juramento, feito em conjunto e depois individualmente, o que tomou algum tempo, conforme previsto na Constituição Apostólica. À tarde, mais três cardeais que chegaram ao Vaticano prestaram juramento.

Eles prometeram manter em segredo o conteúdo das reuniões, mas isso não os impede de falar aos jornalistas sobre "questões da Igreja", segundo Lombardi.

O momento mais importante da primeira reunião ocorreu entre as 11h45 e 12h30 locais, segundo o porta-voz, quando ocorreram discussões gerais. Treze cardeais falaram.
Eles discutiram se vai haver reuniões de manhã e à tarde nos próximos dias.

Conforme esperado, não houve decisão sobre a data do conclave. Segundo o padre Lombardi, alguns cardeais estão com mais pressa para decidir a sucessão no Trono de Pedro, e outros com menos.

O porta-voz Lombardi não confirmou a informação de que um "falso bispo" tenha tentado entrado na congregação. Em tom jocoso, ele disse que todos os cardeais que viu "eram verdadeiros".

A segunda congregação ocorreu às 17h (13h de Brasília).

Ela teve uma meditação espitual presidida pelo padre Raniero Cantalamessa, segundo o monsenhor Antônio Catelan Ferreira, secretario do cardeal Dom Raymundo Damasceno. Em seguida, houve uma palestra do cardeal Valini, vigário-geral da Dioecese de Roma.

Os cardeais saíram da segunda congregação sem falar, em um clima muito diferente do do final da primeira congregação. Também não houve entrevista coletiva no Vaticano depois dela.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir