Categoria Geral  Noticia Atualizada em 05-03-2013

ONU reconhece esforços do Brasil em luta contra tráfico de drogas
O governo brasileiro aumentou os recursos para a luta contra o narcotráfico e os programas de prevenção, reconheceu a Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes (Jife) em seu relatório anual apresentado nesta terça-feira.
ONU reconhece esforços do Brasil em luta contra tráfico de drogas

"A Jife toma nota de que o governo adotou importantes medidas para fortalecer sua capacidade de fazer cumprir a lei, em particular mediante o envio de aeronaves teleguiadas de vigilância, escâneres de contêineres e pessoas, e estabelecimento de um laboratório de análise de drogas", enumera o documento.

A junta também se refere ao investimento realizado em programas de prevenção do consumo de drogas e a criação de redes de tratamento e reabilitação.

Nesse aspecto, a Junta, que realizou uma visita de inspeção ao Brasil em 2012, recomenda às autoridades que estendam estes programas à população carcerária.

O órgão da ONU, que vela pelo cumprimento dos tratados internacionais contra as drogas, lembra que, por sua situação geográfica, o gigante sul-americano é uma das principais rotas de tráfico de cocaína.

As apreensões dessa droga caíram em 2011, o último ano do qual se tem dados ao respeito, para 24,5 toneladas, quase 10% a menos que o ano anterior.

Quase a metade da droga apreendida no Brasil provém da Bolívia, 40%, do Peru e, 10%, da Colômbia.

Os carregamentos de maconha aumentaram para 174 toneladas, 12% a mais que em 2010.

Em relação ao consumo, a Jife menciona no relatório dados de duas pesquisas realizadas por organismos oficiais e que apontam que 7% dos brasileiros de 19 a 59 anos provou maconha pelo menos uma vez na vida.

Embora as taxas de consumo sejam baixas, os estudos mostram que 37% dos que usam essa droga são viciados nela.

A Jife lembra que as pesquisas mostram que três quartos da população se opõe à legalização dessa substância.

Quanto à cocaína, a prevalência do consumo (o número de pessoas que declaram ter consumido a droga nos últimos 12 meses) é de 2% entre a população adulta.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir