Categoria Geral  Noticia Atualizada em 05-03-2013

Cientistas dizem ter identificado "nascimento" de planeta gigante
Corpo celeste "candidato" a planeta estaria envolto em disco de poeira. Estrela pr�xima a protoplaneta est� a 335 anos-luz da Terra.
Cientistas dizem ter identificado
Foto: g1.globo.com

Pesquisadores utilizaram um telesc�pio do Observat�rio Europeu do Sul (ESO, na sigla em ingl�s) para fazer o que pode ser a primeira observa��o direta do "nascimento" de um planeta. Segundo os cientistas, um disco de g�s e poeira pr�ximo a uma estrela jovem, chamada HD100546, pode estar envolvendo o planeta gigante que est� em forma��o.

Se confirmada, a descoberta vai ajudar a entender melhor a forma��o de planetas, dizem os pesquisadores. A estrela HD100546 est� a 335 anos-luz de dist�ncia da Terra, e o planeta em forma��o possivelmente � um gigante gasoso similar � J�piter, segundo dados do ESO.

"At� agora, a forma��o de planetas tem sido um t�pico desenvolvido essencialmente por simula��es de computador", disse o pesquisador Sascha Quanz, l�der do estudo que descobriu o "protoplaneta", ao site do Observat�rio Europeu do Sul.

"Se a nossa descoberta for confirmada como realmente um planeta em forma��o, ent�o pela primeira vez os cientistas poder�o estudar de forma emp�rica o processo de forma��o planet�ria e a intera��o entre um planeta em forma��o e o seu meio circundante, desde a fase primordial", afirmou Quanz.

O "candidato" a planeta foi identificado como uma t�nue mancha no disco de g�s e poeira, atrav�s de imagens feitas pelo Telesc�pio Muito Grande (Very Large Telescope ou VLT, em ingl�s), do ESO, e pelo telesc�pio Hubble, da ag�ncia espacial americana (Nasa).

V�rias caracter�sticas do disco situado em torno da estrela respaldam a hip�tese de haver ali um planeta em forma��o. Estruturas no disco de poeira que devem ter sido causadas pela intera��o com o corpo celeste em forma��o foram detectadas.

Al�m disso, h� regi�es em volta do "protoplaneta" que est�o sendo aquecidas, provavelmente pelo processo de forma��o planet�ria, segundo os cientistas.

Os pesquisadores apontam cautela, no entanto, e ressaltam que para afirmar com que o planeta est� realmente em forma��o � necess�rio realizar mais observa��es.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir