Categoria Politica  Noticia Atualizada em 05-03-2013

Morre em Caracas-Venezuela o líder Hugo Chavez aos 58 anos
O presidente Hugo Chávez da Venezuela morreu ontem à tarde depois de uma longa batalha contra o câncer
Morre em Caracas-Venezuela o líder Hugo Chavez aos 58 anos
Foto: www.feemjesus.com.br

CARACAS, Venezuela - O presidente Hugo Chávez da Venezuela morreu ontem à tarde depois de uma longa batalha contra o câncer, o governo anunciou, deixando para trás uma nação amargamente divididos nas garras de uma crise política que se tornou mais aguda q

Morre em Caracas-Venezuela o líder Hugo Chavez aos 58 anos

Morre o líder venezuelano Hugo Chávez
Nova infecção respiratória agrava saúde de Hugo Chávez

O respeitadíssimo jornal norte americano The New York publicou neste momento uma informação quente de que presidente Hugo Chávez, da Venezuela morreu. Confira a matéria na íntegra.

CARACAS, Venezuela - O presidente Hugo Chávez da Venezuela morreu ontem à tarde depois de uma longa batalha contra o câncer, o governo anunciou, deixando para trás uma nação amargamente divididos nas garras de uma crise política que se tornou mais aguda quando ele adoece por semanas, silencioso e de vista em hospitais de Havana e Caracas.

Sua saída de um país dominou por 14 anos lança em dúvida o futuro de sua revolução socialista. Ele altera o equilíbrio político na Venezuela, o quarto maior fornecedor de petróleo estrangeiro para os Estados Unidos, e na América Latina, onde Chávez liderou um grupo de nações intenção em reduzir a influência americana na região.

Chávez mudou a Venezuela de forma fundamental, capacitar e energizante milhões de pessoas pobres que sentiram marginalizados e excluídos.

Mas regra de Chávez também ampliaram as divisões da sociedade. Sua morte é a certeza de trazer mais mudanças e incertezas vasto como o país tenta encontrar o seu caminho sem a sua figura central.

Com a morte do presidente, a Constituição diz que o país deve "proceder a uma nova eleição" em 30 dias, e que o vice-presidente deveria assumir no mesmo período. A eleição é provável que pit vice-presidente Nicolás Maduro, a quem Chávez designou como seu sucessor político, contra Henrique Capriles Radonski, um governador de Estado jovem que dirigia contra Chávez na eleição presidencial em outubro.

Mas tem sido aquecido debate nos últimos meses sobre interpretações conflitantes da Constituição, à luz da doença de Chávez, e é impossível prever como a transição pós-Chávez continuará.

Partidários de Chávez chorou e correu para as ruas em paroxismos de luto.

Chávez foi dado um diagnóstico de câncer em junho de 2011, mas durante todo o seu tratamento manteve muitos detalhes sobre seu segredo doença, recusando-se a dizer que tipo de câncer ele tinha ou onde em seu corpo que ocorreu. Ele tinha três operações a partir de junho de 2011 a fevereiro de 2012, bem como o tratamento de quimioterapia e radiação, mas o câncer continuou voltando. Os tratamentos de cirurgia e mais outros foram feitos em Cuba.

Então, em 08 de dezembro, apenas dois meses depois de ganhar a reeleição, Chávez surpreendeu a nação anunciando em um discurso televisionado sombrio que ele precisava ainda outra cirurgia.

Essa operação, o seu quarto, teve lugar em Havana em 11 de dezembro. Na sequência, sombrio com cara de assessores descreveu o processo tão complexo e disse que seu estado era delicado. Eles finalmente notificado do país de complicações, sangramento primeiro e depois uma infecção pulmonar grave e dificuldade de respiração.

Após as operações anteriores, Chávez frequentemente apareceu na televisão enquanto se recuperava em Havana, postou mensagens no Twitter ou foi ouvido em chamadas telefónicas feitas a programas de televisão sobre uma estação de governo. Mas depois de sua cirurgia dezembro, ele não foi visto novamente em público, e sua voz se calou.

Os assessores de Chávez anunciou que, eventualmente, um tubo foi inserido em sua traquéia para ajudar a respiração, e que, como resultado, ele teve dificuldade em falar. Foi o último paradoxo para um homem que nunca pareceu em uma perda para palavras, muitas vezes improvisando por horas em um momento na televisão, arengando, cantando, palestras, recitando poesia e discursar.

Enquanto as semanas se arrastava, as tensões aumentaram na Venezuela, e que a situação se cada vez mais bizarro. Funcionários do governo de Chávez se esforçou para projetar uma imagem de negócios como de costume e desviou inevitáveis ​​perguntas sobre um vácuo no topo. Ao mesmo tempo, o país lutava com uma economia desequilibrada, preocupado com o aumento dos preços e escassez de produtos básicos de escalada.

A oposição, enfraquecida após as derrotas nas eleições presidenciais em outubro e as eleições para governador, em dezembro, em que seus candidatos perderam em 20 dos 23 estados, procurou manter a pressão sobre o governo.

Hugo Chavez morre aos 58 anos na Venezuela

Fonte: New York Times
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir