Categoria Economia  Noticia Atualizada em 06-03-2013

Diesel sobe hoje 5% nas refinarias
Um aumento inesperado de 5% no pre�o do diesel nas refinarias da Petrobras come�ou a vigorar hoje, pouco mais de um m�s depois do �ltimo reajuste, de 5,4%, anunciado no final de janeiro.
Diesel sobe hoje 5% nas refinarias
Foto: www.folhapaulistana.com.br

Desta vez, no entanto, o aumento n�o foi estendido � gasolina, que em 30 de janeiro havia aumentado 6,6%. Este � o quarto aumento do diesel desde junho do ano passado.

O pre�o do diesel, sobre o qual incide o reajuste anunciado pela Petrobras, n�o inclui os tributos federais Cide e PIS/Cofins e o tributo estadual ICMS. Em nota, a companhia informou que aumento foi definido "levando em considera��o a pol�tica de pre�os, que busca alinhar o pre�o dos derivados aos valores praticados no mercado internacional em uma perspectiva de m�dio e longo prazo".

A not�cia do reajuste foi vista com surpresa pelo mercado. "N�o esper�vamos por isso agora", resumiu, ontem, o presidente do Sindicato das Distribuidoras de Combust�veis (Sindicom), Al�sio Vaz.

Percentual indefinido

De acordo com o presidente do Sindicato dos Postos de Combust�vel do Cear� (Sindipostos), Vilanildo Fernandes, o reajuste ainda n�o dever� ser sentido hoje nos postos. Isso s� deve ocorrer, destacou, quando houver a renova��o do estoque de diesel nos postos, o que deve acontecer "em dois a tr�s dias".

Ainda segundo Fernandes, ainda n�o est� definido se reajuste de 5% ser� repassado inteiramente ao consumidor da Capital. O percentual de aumento do pre�o do combust�vel nos postos, frisa, ainda ser� definido nos pr�ximos dias.

Para o consultor Adriano Pires, do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), o reajuste "� uma boa not�cia", mas n�o zera a defasagem, que ele calcula em 19% em rela��o aos pre�os internacionais do combust�vel. Ele estranhou apenas a decis�o num momento em que a infla��o est� em alta, mas disse ter tido conhecimento de que o governo estuda zerar o PIS/Cofins cobrado no produto, o que compensaria o reajuste.

"� uma not�cia muito importante que vai refor�ar muito o caixa da Petrobras", diz, lembrando que a importa��o de diesel no ano passado correspondeu a 19% do consumo.

Neste ano, de acordo com o consultor, este porcentual deve subir para 24%, por causa do aumento da safra agr�cola. Para ele, o preju�zo com a compra externa de diesel seria maior do que o da gasolina em 2013.

Fonte: diariodonordeste.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir