Categoria Geral  Noticia Atualizada em 06-03-2013

Com 4 cavalos negros, cortejo fúnebre de Chávez começará às 11h30
Às 10h (horário local, 11h30 de Brasília) desta quarta-feira, o corpo do presidente venezuelano Hugo Chávez deixará o hospital militar de Caracas, onde está, e seguirá em um longo cortejo pelas ruas de Caracas até a Academia Militar.
Com 4 cavalos negros, cortejo fúnebre de Chávez começará às 11h30
Foto: noticias.terra.com.br

De acordo com emissora estatal VTV, o carro que levará o caixão de Chávez durante o cortejo será acompanhado por quatro cavalos negros. Um deles levará a cadeira do governante.

A primeira homenagem foi uma salva de 21 tiros de artilharia, que ressoou em todo o território às 8h (9h30 de Brasília) venezuelano para homenagear Chávez. De acordo com a VTV, os tiros de canhão devem voltar a tocar a cada hora cheia até que o corpo do presidente seja enterrado, o que deve acontecer em uma cerimônia na sexta-feira.

O comandante do Comando Estratégico Operacional (CEO) da FANB, geral Wilmer Barrientos, disse ao canal estatal que a ordem respectiva foi transmitida pelo ministro da Defesa, almirante Diego Molero. O almirante e ministro revelou ontem à noite que "não haverá marchas (militares) fúnebres" e que, em troca, "serão rendidas homenagens com as marchas militares que o enchiam de força em vida e estimulavam o espírito pela pátria".

"É uma das maiores homenagens ao chefe do Estado", ressaltou por sua vez o general a "VTV" e destacou que os 21 tiros de canhão soaram em cada local do país onde há um destacamento militar e também nas embarcações da Marinha.

O vice-presidente Nicolás Maduro, que assume a presidência de maneira interina, até as eleições dentro de 30 dias, decretou sete dias de luto nacional e a suspensão das aulas nesta semana para que todos os venezuelanos possam se despedir do líder.

A informação da morte de Chávez foi confirmada por Maduro em cadeia nacional de rádio televisão pouco antes das 19h (horário do Brasil). "Transmitimos aos seus familiares e a todo o nosso povo a nossa dor. Essa dor imensa, essa tragédia histórica", afirmou Maduro. Chávez morreu às 16h25 (17h55 de Brasília). Ele tinha 58 anos.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir