Categoria Acidente  Noticia Atualizada em 06-03-2013

Temporal deixa mortos e um desaparecido no RJ
Pelo menos 4 pessoas morreram e um rapaz est� desaparecido. Ruas ficaram alagadas e o Aeroporto Santos Dumont fechou por 40 minutos.
Temporal deixa mortos e um desaparecido no RJ
Foto: g1.globo.com

A chuva que come�ou pouco depois das 19h desta ter�a-feira (5) em v�rios pontos da Regi�o Metropolitana do Rio deixou, pelo menos, quatro pessoas mortas e um jovem desaparecido at� as 6h30 desta quarta (6), conforme mostrou o Bom Dia Rio.

O rapaz foi levado pela correnteza de um val�o que transbordou em Cordovil, no Sub�rbio do Rio e, de acordo com o coronel S�rgio Sim�es, secret�rio estadual de Defesa Civil, as buscas foram retomadas na manh� desta quarta.

Em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, um homem morreu atingido por um muro. Em Jacarepagu�, na Zona Oeste, uma �rvore caiu em cima de um vigia, que tamb�m morreu. Uma mulher gr�vida, de 32 anos, morreu eletrocutada na Rua do Catete, tamb�m na Zona Sul. Pr�ximo dali, no Largo do Machado uma outra mulher tamb�m morreu ap�s sofrer uma descarga el�trica.

Durante o temporal, as ruas ficaram completamente alagadas. Na regi�o da Tijuca, na Zona Norte da cidade, choveu 88 mil�metros, o que representa 72,39% do acumulado do m�s que tem m�dia de 122,40%. O Aeroporto Santos Dumont chegou a fechar por 40 minutos e a Ponte Rio-Niter�i ficou sem luz por mais de uma hora.

Na Avenida Brasil, bols�es de �gua impediam a passagem dos ve�culos e uma imensa fila se formou. Carros foram quase cobertos na Pra�a da Bandeira, na Zona Norte, e passageiros de um �nibus n�o conseguiam sair.

No est�dio do Maracan�, que est� em obras, a �gua n�o escoou e tomou conta do lugar onde ficava o campo. Do alto era poss�vel ver uma enorme piscina. Em v�rios pontos da cidade, o tr�nsito deu um n�.

As tr�s esta��es do metr�, na Tijuca, que fecharam ap�s os trilhos ficarem submersos devido � forte chuva que atingiu o Rio foram reabertas � 0h30 desta quarta-feira (6).

Durante tr�s horas, as esta��es Saens Pe�a, Afonso Pena e S�o Francisco Xavier tiveram o funcionamento suspenso. Segundo a concession�ria, o fechamento foi por quest�es de seguran�a em raz�o da entrada de �gua nas esta��es.

O Centro de Opera��es da Prefeitura do Rio informou que toda a cidade retornou para o est�gio de aten��o, �s 23h desta ter�a, ap�s tr�s horas em alerta.

Transtorno na volta para casa
A volta para casa foi complicada. Os �nibus n�o conseguiram cumprir os hor�rios. Eram quase 23h, e um ponto, na Avenida Ayrton Senna, estava lotado. Nos �nibus que chegaram, quase n�o cabia mais ningu�m. Foi preciso se espremer para poder ir para casa.

Na pra�a do metr� do Est�cio, na Zona Norte, uma �rvore centen�ria caiu. E no Catumbi,na Zona Norte, o muro de uma casa desabou. Ao redor da Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul, v�rios pontos da Avenida Borges de Medeiros alagaram. No Jardim Bot�nico, tamb�m na Zona Sul, um canal na Rua General Garzon transbordou. A chegada at� a Pra�a Sib�lius foi lenta.

A Rua M�rio Ribeiro ficou alagada no sentido s�o Conrado em frente � h�pica e, para complicar, o galho de uma �rvore caiu e interditou metade da pista. Em S�o Conrado, a chuva atingiu v�rias ruas. Quem entrou no primeiro retorno no sentido Barra da Tijuca, n�o conseguiu seguir em frente.

Para evitar que a �gua invadisse a sua loja, o comerciante n�o esperou ajuda e come�ou a limpar o bueiro. Tamb�m faltou luz em v�rios pr�dios das avenidas das Am�ricas, Salvador Allende e Embaixador Abelardo Bueno, na Zona Oeste. Na Rua Abra�o Jabur, o galho de uma �rvore rompeu fia��o e deixou a rua sem energia el�trica.

Estragos
Uma palmeira enorme foi arrastada at� a entrada de um posto no Maracan�. Na Tijuca, uma grande �rvore veio abaixo arrastando os fios da rede el�trica, deixando parte da Rua Mariz e Barros �s escuras. Espremidos entre galhos, os carros passavam devagar, em meia pista. Um �nibus n�o conseguiu atravessar e teve de voltar em marcha-r�.

Perto dali, na Rua Haddock Lobo, mais estragos. Uma grade desabou, ferindo duas pessoas.

A Pra�a da Bandeira foi um dos pontos mais atingidos pelo temporal da noite de ter�a. Alguns acessos � regi�o chegaram a ser interditados durante horas.

Motoristas tiveram preju�zo
Pelo menos cinco carros foram destru�dos por �rvores que ca�ram na Zona Norte do Rio. A queda de uma grande �rvore destruiu tr�s carros na Rua Coronel Correia Lima, na Tijuca. A planta tem mais de 10 metros e impedia a sa�da dos moradores de um dos pr�dios da via, por volta de 7h. Na Pra�a da Bandeira, outra �rvore que caiu ap�s o temporal destruiu dois carros que estavam estacionados na rua Vicente Lic�nio.

Quem tamb�m teve trabalho foram os reboques. Muitos carros e �nibus tiveram que ser carregados. Motoristas que estacionaram no Centro da cidade v�o descobrir preju�zos quando acordar. �s tr�s da manh�, Gilson, funcion�rio do reboque, j� tinha atendido sete clientes e tinha outros muitos � espera.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir