Categoria Policia  Noticia Atualizada em 06-03-2013

Polícia investiga caso de dois homens com o mesmo nome, no AM
Suposto Samuel Martins Rios sofreu acidente de trânsito e perdeu memória. Caso levou oito anos para ser descoberto em Manaus
Polícia investiga caso de dois homens com o mesmo nome, no AM
Foto: g1.globo.com

A Polícia Civil investiga um caso de dois homens com o mesmo nome: Samuel Martins Rios. Na manhã desta quarta-feira (6), ambos estiveram no 20° Distrito Integrado de Polícia (DIP), localizado na Zona Oeste de Manaus, e descobriram que a história teve início há oito anos atrás.

O caso somente veio à tona quando o verdadeiro Samuel Martins Rios, o qual trabalha como mototaxista, tentou fazer um empréstimo bancário há três meses. Após constar que o nome dele estava no Serasa por dívidas, resolveu ir até o endereço que havia no cadastro do órgão. "Fui parar na Comunidade Bom Jesus, no quilômetro 25 da rodovia AM 010 (Manaus-Itacoatiara). Chegando lá, uma mulher disse que ele tinha vendido a casa. Decidi, então, falar com delegado", disse o mototaxista.

Segundo o suspeito de ser o falso Samuel Martins Rios, ele foi atropelado em um acidente de trânsito em 2005 e chegou a ficar em coma. "Quando acordei, estava com um documento de identidade com o nome de Samuel. Apesar de uma mulher dizer que era minha irmã me chamar de Fortunato, resolvi não acreditar nela e fugiu do hospital", disse o operário da construção civil em entrevista ao G1 na delegacia. Assim, ele passou a viver como Samuel, chegando a se divorciar da primeira esposa e ter cinco filhos, todos registrados com o sobrenome Martins Rios. Aliás, o segundo casamento dele está marcado para o dia 14 de março.

Feita a denúncia, o delegado do 20° DIP, Antônio Rondon, iniciou as investigações em fevereiro deste ano. "Conseguimos localizar rapidamente o suposto Samuel e os encaminhamos para o Instituto de Identificação da Polícia Civil, onde fizeram o exame da digital que comprovou quem era o verdadeiro". A RG encontrada com o suspeito acabou apreendida e, segundo o delegado, apresenta falsificação grosseira.

A resolução do caso esclareceu situações embaraçosas vividas pelo verdadeiro Samuel Rios Martins nos últimos anos. "Fui votar uma vez e estava decidido a anular. Porém, quando cheguei na mesa para dar o meu nome, informaram que eu já votado. Não entendi nada", disse.

O suposto Samuel Rios Martins está detido no 20° DIP para prestar esclarecimentos sobre o caso. Segundo o delegado, ele pode ser indiciado pelos crimes de falsidade ideológica, falsificação de documento público, documento falso. Rondon ainda afirmou que vai investigar nos cartórios da cidade para saber como foi possível o erro ter ocorrido.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir