Categoria Geral  Noticia Atualizada em 07-03-2013

Japonês de 75 anos morre após ser rejeitado 36 vezes em hospitais
Um japonês de 75 anos morreu após ser rejeitado 36 vezes, por 25 hospitais, quando procurava tratamento para problemas respiratórios. O caso, divulgado pela agência AFP, aconteceu em janeiro.
Japonês de 75 anos morre após ser rejeitado 36 vezes em hospitais

O homem, que morava sozinho na cidade de Kuki, solicitou uma ambulância por volta da meia-noite em sua casa. Paramédicos chegaram prontamente, mas todos os 25 hospitais da região, que foram visitados em um período de duas horas, não puderam recebê-lo, sob alegações como "falta de médicos" ou "ausência de vagas".

Apesar de chocar o país, o caso não é inédito. Em 2009, um homem ferido, de 69 anos, morreu após ser recusado em 14 hospitais. Segundo dados de 2007, o governo japonês admitiu que ao menos 14 mil pacientes com quadros de emergências tinham sido rejeitados ao menos três vezes antes de receberam tratamento.

Segundo uma análise do jornal Washington Post, o baixo custo do sistema de saúde japonês é um dos fatores que prejudica a qualidade do atendimento. O custo pago por um japonês a uma visita ao hospital é metade do que é pago por um americano. Por isso, segundo a publicação, as salas de emergência estão sempre lotadas e não há leis que punam hospitais por recusarem pacientes.

Uma autoridade de Kuki declarou à AFP que os hospitais locais passam por melhorias. De acordo com um relatório da McKinsey & Company, a demanda médica do Japão deve triplicar nos próximos 25 anos, devido ao envelhecimento da população.

Com informações da revista Time

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir