Categoria Geral  Noticia Atualizada em 08-03-2013

Presidente do Irã chega à Venezuela para funeral de Chávez
O presidente do Irã, Mahmud Ahmadinejad, desembarcou na madrugada desta sexta-feira em Caracas para acompanhar o funeral de Estado de Hugo Chávez, que será embalsamado e permanecerá em capela ardente por sete dias.
Presidente do Irã chega à Venezuela para funeral de Chávez
Foto: br.noticias.yahoo.com

"Quero dar minhas profundas condolências ao povo venezuelano e a todos os povos do mundo, sobretudo os latino-americanos", afirmou Ahmadinejad no aeroporto de Maiquetía.

"O presidente Chávez é o símbolo de todos os que buscam justiça, amor e paz no mundo", disse o presidente iraniano em declarações traduzidas por um intérprete.

Ahmadinejad, cujo governo decretou na quarta-feira luto nacional, destacou que Chávez foi "um dos grandes homens que lutou pelos valores humanos, um amigo íntimo para os povos do mundo".

"Perdemos um amigo íntimo e um líder revolucionário e justo. Meu sentimento é que perdi eu mesmo, tenho certeza de que ele segue vivo, Chávez nunca morrerá, sua alma e espírito estão vivos nos corações dos combatentes", destacou.

A Venezuela é o principal aliado do Irã na América Latina. Os dois países, opositores dos Estados Unidos, desenvolveram relações econômicas e políticas nos últimos anos.

Chávez, que faleceu aos 58 anos, vítima de câncer, fez 13 visitas ao Irã desde que chegou ao poder, em 1999, e Ahmadinejad viajou a Venezuela seis vezes desde 2005.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir