Categoria Geral  Noticia Atualizada em 08-03-2013

Vice adia velório de Chávez para população poder se despedir
Nicolás Maduro já deixou claro que pretende transformar Hugo Chávez em mito. O corpo de Hugo Chávez vai ser embalsamado.
Vice adia velório de Chávez para população poder se despedir
Foto: noticias.br.msn.com

Na Venezuela, Nicolás Maduro toma posse nesta sexta-feira (8) como presidente interino, e já deixou claro que pretende transformar Hugo Chávez em mito.

Foi uma despedida com todos os elementos do adeus a um líder populista. Longa fila para ver o corpo, palavras de ordem, discursos emocionados. Uma idolatria é estimulada pelo governo.

No início da noite, Nicolás Maduro anunciou o adiamento do velório de Hugo Chávez por pelo menos sete dias. Segundo ele, para dar mais tempo para a população se despedir do presidente e não precise ficar tanto tempo em longas filas.

Nem por isso os simpatizantes de Chávez que estavam há horas na fila, voltaram para casa. "Quero vê-lo hoje. Não vou deixar para amanhã", disse uma senhora.

O corpo de Hugo Chávez vai ser embalsamado e levado para o futuro Museu da Revolução. Atendendo a um desejo do próprio Chávez, o novo mausoléu ficará no histórico quartel de onde ele comandou a tentativa de golpe em 1992.

A cerimônia oficial reunirá 33 chefes de Estado e delegações de 54 países. A presidente Dilma Rousseff desembarcou em Caracas acompanhada do ex-presidente Lula. Dilma passou pela Academia Militar, onde acontece o velório, e voltou na própria quinta para o Brasil.

O líder cubano, Raúl Castro, também viajou para a Venezuela, assim como o polêmico presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir