Categoria Geral  Noticia Atualizada em 09-03-2013

Tribunal da Arábia Saudita condena dois ativistas de direitos humanos
Um tribunal saudita condenou neste sábado a 10 e 11 anos de prisão respectivamente os ativistas Mohammed Qahtani e a Abdullah al Hamed, fundadores da associação de direitos civis e políticos Hasm.
Tribunal da Arábia Saudita condena dois ativistas de direitos humanos

Segundo o site desta ONG, Qahtani foi sentenciado a dez anos de prisão e Hamed a cinco, mas a este lhe acrescentaram outros seis anos que faltava cumprir quando o rei saudita, Abdullah bin Abdul Aziz, o indultou em 2004 por uma condenação anterior.

O juiz ordenou a detenção imediata de ambos por considerá-los culpados de diferentes delitos, entre eles os de formar uma associação sem permissão, transmitir informações falsas sobre o país a organismos de direitos humanos da ONU, e encorajar às organizações internacionais a criticar a Arábia Saudita.

A sentença, que é recorrível, inclui a proibição de viajar para fora do país durante um período de tempo equivalente à pena de prisão, uma vez tenham saído da prisão.

Além disso, o tribunal decretou a dissolução da associação e o fechamento de seu site e de suas contas nas redes sociais Twitter e Facebook.

Ativistas presentes no julgamento assinalaram que cerca de 150 pessoas se apresentaram para solidarizar-se com os acusados, no meio de um estreito cerco policial.

Esta associação é uma ONG fundada em 2009 por 11 ativistas de direitos humanos e acadêmicos, e, segundo sua declaração de fundação, tem o objetivo de conscientizar sobre os direitos humanos.

A ONG pediu ao rei saudita, Abdullah bin Abdul Aziz, em carta aberta publicada em 2009 a formação de um Parlamento eleito democraticamente com prerrogativas para pedir contas às autoridades no ultraconservador reino wahhabista.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir