Categoria Geral  Noticia Atualizada em 11-03-2013

Coreia do Norte declara "completamente nulo" cessar-fogo com Seul
A Coreia do Norte declarou "completamente nulo" nesta segunda-feira o armist�cio que p�s fim � Guerra da Coreia (1950-53) e garantiu, atrav�s do jornal Rodong Sinmun, que est� se preparando para uma guerra iminente contra a Coreia do Sul e os EUA.
Coreia do Norte declara
Foto: noticias.terra.com.br

"Agora � o momento da batalha final", afirmou a publica��o do regime ap�s declarar inv�lido, como anunciou na semana passada, o cessar-fogo vigente h� seis d�cadas.

O editorial afirmou que "ningu�m pode prever" o que vai acontecer na regi�o, onde a tens�o permanece elevada. O jornal acrescentou que Pyongyang deixou seus m�sseis estrat�gicos e os sistemas de lan�amento m�ltiplo de foguetes de prontid�o para um ataque. Al�m disso, afirmou que todos os cidad�os do pa�s se transformaram em soldados, em uma nova advert�ncia que chega ap�s v�rios dias de amea�as do regime atrav�s de seus meios de comunica��o.

A vizinha Coreia do Sul, atrav�s do Minist�rio da Unifica��o, assegurou que o acordo de armist�cio n�o foi invalidado, pois, legalmente, sua anula��o requer a conformidade das duas partes, como indica o texto assinado pelas duas Coreias no dia 27 de julho de 1953.

"Consideramos que o armist�cio segue de p� e, portanto, descartamos tecnicamente a guerra com o Norte", disse � ag�ncia EFE um porta-voz do Minist�rio de Seul, encarregado dos assuntos entre as duas Coreias.

Horas antes, o porta-voz confirmou que o regime de Kim Jong-un suspendeu de forma unilateral a linha telef�nica da aldeia fronteiri�a de Panmunjom, a �nica via de comunica��o entre Seul e Pyongyang, geralmente usada para assuntos de urg�ncia.

O exerc�cio militar anual "Key Resolve" realizado por Cor�ia do Sul e EUA, que come�ou hoje e vai at� o dia 21, foi o respons�vel por desencadear as a��es norte-coreanas.

A nova ofensiva verbal � mais um degrau da recente campanha de amea�as do pa�s comunista. Na quinta-feira passada, a ONU imp�s novas san��es econ�micas e comerciais por conta do teste nuclear de 12 de fevereiro, o terceiro do pa�s ap�s os realizados em 2006 e 2009.

O armist�cio p�s fim � Guerra da Coreia h� quase 60 anos, mas os dois pa�ses continuam tecnicamente em guerra, pois as partes n�o substitu�ram este acordo de cessar-fogo por um tratado de paz definitivo.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir