Categoria Geral  Noticia Atualizada em 11-03-2013

MP vai denunciar crimes em UTI de hospital de Curitiba
A Promotoria de Justi�a de Prote��o � Sa�de P�blica de Curitiba, �rg�o do Minist�rio P�blico (MP) do Paran�, informou que entrar� com den�ncia nesta segunda-feira pelos crimes ocorridos na UTI geral do Hospital Evang�lico de Curitiba.
MP vai denunciar crimes em UTI de hospital de Curitiba
Foto: noticias.terra.com.br

Segundo a promotoria, a den�ncia envolve crimes (antecipa��o de �bitos) ocorridos entre janeiro de 2006 e fevereiro de 2013, per�odo em que a UTI foi comandada pela m�dica Virg�na Soares de Souza, presa no dia 19 de fevereiro pelo N�cleo de Repress�o a Crimes contra a Sa�de, da Pol�cia Civil do Paran�.

Ela foi denunciada por homic�dio qualificado e forma��o de quadrilha. Al�m de Virg�nia, outros quatro m�dicos e uma enfermeira foram indiciados pela Pol�cia Civil, que entregou o inqu�rito na �ltima semana ao MP. Nesta segunda-feira, vencia o prazo legal para o oferecimento da den�ncia, que foi confirmada pela promotoria em nota distribu�da nesta manh�.

Ontem, o programa Fant�stico, da Rede Globo, veiculou uma entrevista com a m�dica, que defendeu-se afirmando que nunca foi "negligente, nunca fui imprudente, nunca tive uma infra��o �tica registrada, uma queixa, e exerci a medicina de forma consciente e correta". Durante a entrevista, a ex-chefe da UTI argumentou que as testemunhas que depuseram contra ela "n�o sabem do que est�o falando porque n�o s�o m�dicas". Ela tamb�m afirmou que algumas das testemunhas foram demitidas e que quiseram se vingar.

UTI reabre
Depois de 14 dias fechada, a UTI voltou a receber pacientes na sexta-feira sexta-feira - ela havia sido fechada ap�s a pris�o da m�dica Virg�nia Soares de Souza. Atendendo a uma solicita��o da prefeitura de Curitiba para que o hospital continuasse credenciado junto ao Sistema �nico de Sa�de, a dire��o do hospital fechou a unidade para substituir toda a equipe que l� trabalhava. No per�odo, o hospital deixou de contar com 10 leitos de UTI.

Todos os funcion�rios da equipe comandada por Virg�nia Soares de Souza foram deslocados para outras fun��es no hospital. Quem assume a chefia da unidade � o m�dico Hip�lito Carraro J�nior, que j� comanda a equipe do Hospital de Cl�nicas de Curitiba. Junto com Carraro, outros 14 novos m�dicos ingressaram na equipe.

Segundo nota divulgada pela Sociedade Beneficente Evang�lica, que administra o hospital, al�m da troca na equipe de profissionais, a unidade tamb�m passou por revitaliza��o. Al�m dos m�dicos, 41 profissionais de enfermagem e quatro de apoio atuar�o na unidade. De acordo com a administra��o do hospital, o fechamento da UTI foi necess�rio para a contrata��o, treinamento e adapta��o dos funcion�rios � UTI. O Hospital Evang�lico possui, ao todo, quatro UTIs, somando 50 leitos.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir