Categoria Ci�ncia e Sa�de  Noticia Atualizada em 13-03-2013

Marte pode ter abrigado vida
Curiosity encontra condi��es para a exist�ncia de microorganismos no Planeta Vermelho.
Marte pode ter abrigado vida
Foto: www.diariodarussia.com.br

A Ag�ncia Espacial Norte-Americana (NASA) divulgou na ter�a-feira, 12, que o Curiosity encontrou condi��es para que Marte possa ter abrigado microorganismos no passado. O an�ncio aconteceu depois da an�lise de uma amostra de rocha coletada no Planeta Vermelho pelo jipe-rob�.

Os respons�veis pelo projeto encontraram elementos essenciais � vida no interior do mineral, como nitrog�nio, oxig�nio e hidrog�nio. O cientista-chefe da miss�o do Curiosity, John Grotzinger, explicou que foi escolhida uma rocha sedimentada onde pesquisas anteriores indicaram a exist�ncia de um rio. "Encontramos um ambiente habit�vel, que � t�o benigno e com condi��es para a vida que quem estivesse l� poderia ter bebido daquela �gua."

Grotzinger afirmou que o sistema fluvial encontrado no Planeta Vermelho teria existido h� tr�s milh�es de anos. Nesta �poca, segundo ele, Marte tinha cumes de montanhas nevados. Ele tamb�m destacou que ser�o feitas an�lises de amostras retiradas de outros lugares para confirma��o dos dados obtidos.

O Curiosity chegou a Marte em agosto de 2012. O jipe-rob� carrega 10 equipamentos de pesquisa, entre eles o Din�mico de N�utrons Albedo (DAN), contribui��o da R�ssia para o projeto. Este instrumento � capaz de detectar ind�cios de �gua a at� 50 cm do solo marciano.

Fonte: www.diariodarussia.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir