Categoria Geral  Noticia Atualizada em 13-03-2013

Comissão pedirá informações à Argentina sobre 15 desaparecidos
Um pedido de investigação sobre o desaparecimento de 15 brasileiros na Argentina durante ações da Operação Condor será enviado até maio pela Comissão Nacional da Verdade (CNV) ao governo do país vizinho.
Comissão pedirá informações à Argentina sobre 15 desaparecidos

A ação reuniu os aparatos repressivos de Chile, Brasil, Argentina, Paraguai, Bolívia e Uruguai no combate à esquerda entre 1975 e 1981. Apesar de as informações sobre os brasileiros desaparecidos na Argentina serem oficiais, o governo nunca pediu formalmente investigação à Argentina. As informações foram publicadas no jornal O Globo.

De acordo com a coordenadora-interina da CNV, Rosa Cardoso, a comissão trabalha inicialmente com oito casos confirmados de brasileiros desaparecidos na Argentina. Esse número, no entanto, deve ser ampliado com dados que surjam na apuração.

Após o pedido de investigação às autoridades argentinas, a CNV irá estender a ação aos quatro casos de brasileiros desaparecidos no Chile e a um na Bolívia. Segundo Rosa, o grupo quer a conclusão logo para que os casos de sequestros com desaparecimento possam integrar o relatório final da comissão, que precisa ser concluído em maio de 2014.

Esses casos podem ir a julgmaento porque o Supremo Tribunal Federal considerou que os crimes tipificados como permanentes (como esses sequestros, que juridicamente nunca terminaram) não são objetos da Lei de Anistia.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir