Categoria Religião  Noticia Atualizada em 13-03-2013

Milhares de fieis aguardam a escolha do novo papa na Praça São Pedro
Nesta manhã, a fumaça preta indicou que os cardeais ainda não se decidiram.
Milhares de fieis aguardam a escolha do novo papa na Praça São Pedro
Foto: g1.globo.com

Milhares de fieis se reúnem na Praça São Pedro, no Vaticano, de olho na chaminé que solta a fumaça, indicando se o pontífice foi eleito ou não.

Na manhã desta quarta-feira (13) os 115 cardeais rezaram uma missa na Capela Paulina. Às nove e meia da manhã, hora local, cinco e meia em Brasília, entraram na Capela Sistina para mais duas votações. Duas horas depois, a fumaça preta que saia da chaminé indicava que não havia um eleito.

Mesmo com chuva, peregrinos e turistas foram à Praça São Pedro, na esperança de ver o aviso branco em forma de fumaça. Roma reforçou a segurança. Na Praça São Pedro há vários carros de polícia parados e os policiais fazem revistas.

Em uma entrevista convocada hoje, o porta-voz explicou os mecanismos que produzem a fumaça. Um dispositivo eletrônico com a ajuda de substâncias químicas. Padre Federico Lombardi assegurou que os cardeais estão em boa saúde.

O padre não conhece o cardápio da Casa Santa Marta, mas afirmou que o vinho está presente na mesa do colégio de eleitores, durante as refeições. Padre Lombardi informou que o papa emérito Bento XVI acompanhou ontem tudo pela TV.

O porta-voz estava ontem na Capela Sistina, assistiu ao juramento e se emocionou. Foi tirado da sala com o extra omnes, a ordem para deixar a capela. Durante a coletiva ele também mostrou a cédula usada durante as votações.

Se o papa não for eleito neste segundo dia de votações é sinal de que os dois candidatos mais votados até o momento, podem não conseguir um acordo. Neste caso, um novo nome deverá surgir, segundo vaticanistas. Pode ser até de alguém que não pertencia à nenhuma lista de preferências, como o do mexicano Francisco Robles Ortega, arcebispo de Guadalajara.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir