Categoria Religi�o  Noticia Atualizada em 14-03-2013

Papa Francisco inicia pontificado com a marca da simplicidade
Francisco, o primeiro Papa latino-americano da hist�ria, iniciou nesta quinta-feira seu pontificado com a marca da simplicidade, com uma missa privada em Roma e uma oferta de flores � Virgem.
Papa Francisco inicia pontificado com a marca da simplicidade
Foto: tribunadonorte.com.br

O at� ontem cardeal argentino Jorge Bergoglio, de 76 anos, proclamado Papa para surpresa de muitos na quarta-feira, ap�s dois dias de conclave, chegou durante o in�cio da manh� � bas�lica romana de Santa Maria Maior para uma breve ora��o, onde dezenas de curiosos o esperavam para uma sauda��o.

Dentro do templo, o novo Papa fez uma oferta de flores � Virgem em uma pequena capela, como havia prometido na quarta-feira na sacada da Bas�lica de S�o Pedro, onde milhares de pessoas celebraram sua proclama��o.

"Parecia que sempre foi Papa. N�o parecia incomodado nem intimidado", disse uma fonte da bas�lica.

�s 17H00 (13h00 de Bras�lia), o novo pont�fice celebrar� outra missa na Capela Sistina com os 114 cardeais que o escolheram em conclave secreto.

Nos primeiros dias de seu papado, Francisco, que pela primeira vez conviver� com o antecessor, o Papa em�rito Bento XVI, para o qual ligou na quarta-feira � noite, viver� na resid�ncia Santa Marta antes de mudar-se para a resid�ncia oficial no pal�cio apost�lico.

A elei��o do argentino contrariou todas as previs�es dos vaticanistas e especialistas, que apostavam no italiano Angelo Scola, no brasileiro Odilo Scherer ou no canadense Marc Ouellet.

"A surpresa de Francisco", destaca na primeira p�gina o jornal Corriere della Sera, resumindo o sentimento das autoridades pol�ticas e religiosas de todo o mundo, que receberam com surpresa e satisfa��o a elei��o do novo Papa.

Na Argentina, no entanto, a imprensa tamb�m questiona seu papel durante a ditadura militar no pa�s (1976-1983).

"� um pastor de doutrina s�lida e realismo concreto", ressaltou o vaticanista Sandro Magister, que recorda que ele sempre manteve "uma boa dist�ncia" da C�ria, o governo da Igreja do qual foi rival h� oito anos.

"A vit�ria do Novo Mundo", destacou Marco Politi, outro prestigioso vaticanista, sobre o novo Papa, o primeiro n�o europeu em 13 s�culos.

"Apenas quatro vota��es bastaram para que a igreja virasse a p�gina e retirasse da agenda todas as refer�ncias a seu tortuoso passado", escreve no "Il Fatto Quotidiano".

Nunca antes um jesu�ta havia assumido o comando da Igreja. O nome Francisco tamb�m � in�dito.

"Acredito que, antes de mais nada, � uma refer�ncia a Francisco de Assis, com esta ideia de que o Papa est� ligado aos mais pobres e aos mais humildes", disse � AFP o vaticanista Bruno Bartoloni.

Considerado um conservador na doutrina, mas progressista na �rea social, Francisco iniciou o papado com um gesto in�dito na Pra�a de S�o Pedro, onde pediu primeiro a b�n��o do povo antes de aben�oar os fi�is.

Nos primeiros dias de pontificado, o Papa ter� uma agenda muito carregada. Ap�s a missa com os cardeais nesta quinta-feira, na sexta-feira receber� todo o col�gio cardinal�cio na Sala Clementina no Vaticano e no s�bado se reunir� com jornalistas.

No domingo pronunciar� o tradicional Angelus de seu quarto papal. Tamb�m pretende visitar nos pr�ximos dias o Papa em�rito Bento XVI.

A missa de entroniza��o, que deve contar com a presen�a de l�deres e personalidades de todo o mundo, acontecer� na pr�xima ter�a-feira 19, dia de S�o Jos�, patrono da Igreja.

Com esta elei��o terminam quatro semanas agitadas na hist�ria moderna da Igreja, ap�s a ren�ncia inesperada de Bento XVI, que alegou "falta de for�as", um fato sem precedentes nos �ltimos sete s�culos.

O novo pont�fice dever� responder aos esc�ndalos que explodiram durante o �ltimo pontificado, como o dos abusos sexuais de menores ou o caso "VatiLeaks", o vazamento de documentos confidenciais do pont�fice.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir