Categoria Politica  Noticia Atualizada em 14-03-2013

Xi Jinping nomeado presidente da China pelo Parlamento
O Parlamento chin�s elegeu nesta quinta Xi Jinping para a presid�ncia da Rep�blica, uma formalidade para o novo chefe do Partido Comunista (PCC) e que conclui a transi��o iniciada em novembro passado no comando da segunda pot�ncia econ�mica mundial.
Xi Jinping nomeado presidente da China pelo Parlamento
Foto: www.abola.pt

"Anuncio agora o camarada Xi Jinping como presidente da Rep�blica Popular da China", declarou Liu Yunshan, um alto dirigente do PCC, que presidia a sess�o da Assembleia Nacional Popular (ANP, Parlamento).

Ao assumir o t�tulo de chefe del Estado, Xi Jinping, de 59 anos, representar� de agora em diante a China no cen�rio internacional, contando com todas as prerrogativas do poder durante os pr�ximos 10 anos.

Xi Jinping sucede a Hu Jintao � frente da segunda pot�ncia econ�mica mundial e ter� Li Keqiang como primeiro-ministro, cuja designa��o pela ANP est� prevista para sexta-feira.

Li Keqiang suceder� Wen Jiabao.

Eleito para a lideran�a do PCC durante o 18� congresso do partido, em novembro, Xi Jinping assume automaticamente a presid�ncia da rep�blica, pois todos os �rg�os do Estado chin�s est�o submetidos ao Partido Comunista.

Ao som de m�sica no imenso hall do Pal�cio do Povo, na Pra�a Tiananmen (Paz Celestial), no centro de Pequim, Xi Jinping, vestido com um terno preto e uma grava vermelha, depositou em uma urna suas c�dulas de voto, antes de retornar a sua cadeira ao lado de Li Keqiang.

Os altos dirigentes do regime fizeram fila com suas c�dulas de voto.

A primeira viagem de Jinping ao exterior como presidente da Rep�blica est� prevista para o final de mar�o, em visita oficial a Moscou, seguida por um giro pela �frica.

Ao contr�rio do antecessor, uma vez eleito secret�rio-geral do PCC, assumiu de modo imediato a presid�ncia da poderosa Comiss�o Militar Central, o �rg�o dirigente do Partido Comunista sobre o Ex�rcito Popular de Liberta��o.

"Na mem�ria recente n�o h� outra figura compar�vel que tenha acumulado tal poder em t�o pouco tempo", afirmou Willy Lam, especialista em pol�tica chinesa da Universidade de Hong Kong.

Mas, apesar dos t�tulos, Xi Jinping ainda est� longe de ter carta branca e deve entrar em acordo com seus pares, j� que o consenso dentro do Comit� Permanente do Bureau Pol�tico do PCC, seu �rg�o supremo, � uma regra.

Primeiro dirigente nascido ap�s a funda��o do regime comunista chin�s por Mao Tse Tung, em 1949, Xi Jinping � filho de um dos her�is da revolu��o e por este motivo � um dos "pr�ncipes vermelhos" do pa�s.

Xi Jinping se comprometeu em novembro a combater a corrup��o crescente dentro do Partido Comunista e a melhorar a vida de uma popula��o cada vez mais c�tica sobre a vontade do PCC de empreender reformas pol�ticas.

A vice-presid�ncia foi atribu�da a um membro do gabinete pol�tico que tem fama de reformista, Li Yuanchao, que derrotou o favorito, Liu Yunshan, um conservador que comanda h� 10 anos a propaganda e a ideologia.

A ANP deve concluir no s�bado a designa��o dos novos dirigentes do Conselho de Estado (governo), antes de concluir os trabalhos no domingo, com o esperado discurso do novo presidente chin�s.

ple/fp

Fonte: noticias.r7.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir