Categoria Geral  Noticia Atualizada em 15-03-2013

Obama avalia que Irã está a 1 ano de ter arma nuclear
O presidente dos EUA, Barack Obama, disse nesta quinta à emissora israelense "Channel 2" que considera que o Irã está a pouco mais de um ano de obter uma arma nuclear, mas garantiu que esgotará todas as oportunidades para impedir isso.
Obama avalia que Irã está a 1 ano de ter arma nuclear
Foto: abola.pt

Na entrevista, concedida a menos de uma semana de Obama viajar a Israel, o presidente explicou que sempre disse ao primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, que a solução diplomática "é a mais duradoura", mas "eu mantenho todas as opções sobre a mesa".

Além disso, Obama, que iniciará na próxima quarta-feira em Israel uma viagem que o levará também aos territórios palestinos e à Jordânia, indicou que em caso de uma ação militar a decisão será sua.

"Uma das coisas que se aprende quando se é presidente é que você recebe muitos conselhos, mas no final a decisão é sua", explicou o líder.

O presidente americano também assegurou que tanto seu secretário de Defesa, Chuck Hagel, como o de Estado, John Kerry, compartilham a opinião de que um Irã com armamentos nucleares é um assunto que afeta a segurança nacional dos EUA e de Israel.

"Eles também compartilham a minha visão de que nosso compromisso com a segurança de Israel é inquebrantável", afirmou.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir