Categoria Geral  Noticia Atualizada em 15-03-2013

Escavação ferroviária encontra 13 corpos em vala comum medieval
Vítimas podem ter sido mortas pela Peste Negra no século 14. Doença transmitida por pulga de rato teria dizimado até 1/3 da Europa.
Escavação ferroviária encontra 13 corpos em vala comum medieval
Foto: g1.globo.com

Funcionários de um projeto ferroviário no centro de Londres encontraram 13 corpos de pessoas que teriam sido vítimas da Peste Negra no século 14.

A descoberta dos esqueletos em uma vala comum foi feita pelo projeto bilionário Crossrail durante a escavação de um túnel sob a Praça Charterhouse.

Segundo informações do site do jornal britânico "Daily Mail", as ossadas estavam a quase 2,5 metros entre as estações de trem Farringdon e Barbican, duas das áreas mais movimentadas da capital inglesa.

E os corpos de homens e mulheres não foram simplesmente jogados nas valas, mas colocados lado a lado em fileiras uniformes, com as mãos cruzadas sobre o tronco.

O principal especialista que analisa a descoberta, Jay Carver, disse que essa é uma obra muito significativa e que ainda há muitas perguntas a responder. Primeiro, serão feitas análises científicas para identificar a causa da morte dessas pessoas, qual a idade delas na época e quem elas foram.

Quando os exames forem concluídos, os esqueletos devem ser enterrados no próprio sítio arqueológico ou em um cemitério.

De acordo com arqueólogos (vistos nas fotos) que agora trabalham no local, a Peste Negra – doença transmitida pela pulga de ratos – pode ter dizimado até um terço da Europa na Idade Média. A pandemia é considerada até hoje como a mais cruel e destrutiva da história humana.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir