Categoria Educação  Noticia Atualizada em 15-03-2013

Creche de Jeriquara, SP, é interditada após surto de virose atingir alunos
Estado determinou medida preventiva para que um vírus não atinja cidade. Sintomas duram em média sete dias e incluem febre, diarréia e vômito.
Creche de Jeriquara, SP, é interditada após surto de virose atingir alunos
Foto: g1.globo.com

A Secretaria da Saúde de Jeriquara (SP) interditou a única creche da cidade, após 30 pessoas, entre alunos e funcionários, serem infectados por uma virose ainda desconhecida. O Centro de Vigilância Epidemiológica de São Paulo notificou a instituição para que a causa do problema seja investigada. A previsão é que a escola seja reaberta na próxima quinta-feira (21).

Apesar de os sintomas incluírem febre, vômito e diarréia, a enfermeira Cláudia Aparecida de Souza afirmou que a possibilidade de dengue está descartada. Segundo Cláudia, a suspeita é de que a virose tenha sido provocada pelo Norovírus, transmitido através da ingestão de alimentos crus manipulados por mãos infectadas.

"Não tem nada relacionado com dengue ou com a carne servida na creche. É um vírus que qualquer pessoa pode pegar, principalmente pelo ar. Tem que ter higiene, lavar as mãos e ter cuidado com os alimentos também", disse a enfermeira da Prefeitura de Jeriquara.

Segundo Cláudia, o fechamento da unidade foi necessário para interromper o ciclo do vírus e evitar que um surto atinja a cidade. "As crianças ficam muito tempo juntas e isso facilita a transmissão. Durante o tempo em que a escola estiver fechada, essas crianças ficarão em casa, sendo medicadas, para quebrar esse ciclo", explicou.

Famílias
Apesar de ser a única creche da cidade, os pais dos alunos concordaram com a medida. Para a empregada doméstica Ana Patrícia Cavalcante, o importante é que o vírus seja combatido. "Não ligo que fique fechado, desde que seja para prevenir doenças. A creche faz falta para as pessoas que trabalham, mas a saúde deve ser colocada em primeiro lugar."


Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir