Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 15-03-2013

Campanha "Força Janine" coleta mais de 300 bolsas de sangue,
Foram registradas 336 doações em nome de Janine, diz fundação. Pedidos de doação começaram há uma semana
Campanha
Foto: g1.globo.com

A campanha de doação de sangue "Força Janine" levou 670 pessoas à unidade da Fundação Hemocentro de Rondônia (Fhemeron) entre a segunda-feira (11) e quinta-feira (14), dispostas a fazer a doação em prol de Janine Côrrea, internada há nove dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital em Porto Velho. Destas, 336 doaram em nome de Janine, que precisa do sangue tipo O negativo. A mobilização começou pelo Facebook quando os amigos de Janine começaram a campanha.

De acordo com o setor de Serviço Social da Fhemeron, as doações equilibraram a quantidade de sangue armazenado na fundação. "Temos 60 doadores em média por dia, as vezes aparecem mais, outras menos", diz Neuci. Ela ressalta que nem todas as pessoas que compareceram a unidade de coletagem de sangue puderam doar. Às vezes problemas de saúde, como anemia, impossibilitaram a doação. "É válido ressaltar que nem todas as pessoas que doaram poderão ajudar Janine, pois o sangue dela é raro, mas outras vidas podem ser salvas com as coletas", ressalva Neuci.

Jéssica Lima, amiga de Janine, disse que a campanha continua, mas pede que as pessoas aguardem por cerca de 15 dias devido ao tempo de vida de uma bolsa de sangue. "Sabemos que as bolsas de sangue duram apenas 35 dias, então a campanha continua, agora mais amena. Se houver necessidade intensificaremos novamente" diz Jéssica.

Segundo Joaquim Carlos, namorado de Janine, o quadro de saúde da jovem é estável, mas Janine permanece em coma induzido na UTI.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir