Categoria Geral  Noticia Atualizada em 18-03-2013

Oposição síria se reúne em Istambul para escolher premiê
O encontro, organizado em um hotel da cidade turca, reunirá durante dois dias os dirigentes da coalizão nacional síria, após dois anos de uma guerra civil que deixou mais de 70 mil mortos.
Oposição síria se reúne em Istambul para escolher premiê
Foto: portuguese.ruvr.ru

Dezenas de membros da oposição síria estavam reunidos nesta segunda-feira em Istambul para designar um primeiro-ministro e um governo interino, que serão responsáveis por administrar as regiões sírias controladas pelos rebeldes que combatem o presidente Bashar al-Assad. O encontro, organizado em um hotel da cidade turca, reunirá durante dois dias os dirigentes da coalizão nacional síria, após dois anos de uma guerra civil que deixou mais de 70 mil mortos.

A nomeação de um primeiro-ministro interino foi adiada em várias ocasiões pela Coalizão Nacional Síria, que foi reconhecida por dezenas de países como o único representante legítimo do povo sírio. Os membros da coalizão se mostraram incapazes até o momento de decidir entre a formação de um governo real ou a adoção de um Executivo simplificado com poderes limitados.

Várias personalidades manifestaram o desejo de disputar o cargo de chefe de governo, caso a reunião de Istambul permita a organização de uma eleição. Três deles são apontados como favoritos: o ex-ministro da Agricultura do ex-presidente Hafez al Assad, um economista e um alto executivo do setor de telecomunicações, que moraram nos Estados Unidos.

A primeira tarefa do chefe de foverno consistirá em nomear um governo, que será responsável por administrar os territórios do norte e do leste do país controlados pelos rebeldes.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir