Categoria Economia  Noticia Atualizada em 19-03-2013

Imposto sobre depósitos causa pânico nos bancos do Chipre
Exigência do FMI, Comissão Europeia e Banco Central Europeu é inédita. Políticos cipriotas já protestaram e o parlamento vai se reunir para votar.
Imposto sobre depósitos causa pânico nos bancos do Chipre
Foto: dinheirodigital.sapo.pt

O governo do Chipre tenta renegociar com os credores os termos do resgate de 10 bilhões de euros definido no fim de semana. As condições do empréstimo provocaram protestos no país e reações negativas nos mercados.

O feriado desta segunda-feira (18) evitou uma corrida bancária, mas não os saques nos caixas automáticos. A nova exigência do FMI, Comissão Europeia e Banco Central Europeu é inédita.

Pela primeira vez, foi pedida a contrapartida de um imposto sobre os depósitos bancários para liberar o socorro financeiro de 10 bilhões de euros. Para contas até 100 mil euros, a taxa é de 6,75%. Acima de 100 mil euros, o imposto é de 9,9%.

O presidente do Chipre disse que era isso ou o país quebrava, mas ainda tenta negociar a diminuição do confisco bancário. Os políticos já protestaram e, nesta terça-feira (19), o parlamento vai se reunir para votar.

Boa parte do dinheiro depositado no Chipre é dos russos, que usam os bancos cipriotas como um paraíso fiscal. O presidente da Rússia, Vladimir Putin, reclamou muito. As principais bolsas do mundo caíram, e as reações dos analistas foram negativas.

Um artigo da revista britânica The Economist chamou o acordo de desleal, míope e autodestrutivo. O Chipre tem a terceira menor economia da zona do euro e menos de um milhão de habitantes, mas está assustando o mundo.

Para o europeu comum, o que dá medo é o exemplo que o socorro a Chipre pode dar. Países como Portugal discutiam que o modelo para sair do buraco já tinha passado dos limites.

O recado que veio do Chipre, porém, não é só recessão, aumento de impostos e desemprego.

Agora pode incluir também confisco bancário, coisa impensável para os europeus.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir