Categoria Geral  Noticia Atualizada em 20-03-2013

Al Qaeda assume autoria de ataques no aniversário da invasão do Iraque
A Al Qaeda no Iraque assumiu nesta quarta-feira a responsabilidade pela onda de explosões e ataques suicidas que matou cerca de 60 pessoas na terça-feira, no 10° aniversário da invasão do país comandada pelos EUA.
Al Qaeda assume autoria de ataques no aniversário da invasão do Iraque
Foto: www.amigodecristo.com

O Estado Islâmico do Iraque, um braço da Al Qaeda no país, está recuperando força, revigorado pela rebelião muçulmana sunita na vizinha Síria, e realizou dezenas de grandes ataques desde o início do ano.

"O que os atingiu na terça-feira é apenas a primeira gota da chuva, e a primeira fase, pela vontade de Deus, depois disso nós teremos nossa vingança", afirmou um comunicado da Al Qaeda divulgado em um website jihadista.

Carrros-bomba e explosões suicidas atingiram principalmente bairros xiitas em Bagdá e outras cidades na terça-feira. Homens-bomba atacaram quase duas vezes por semana desde janeiro, algo que o Iraque não via há muitos anos.

Os muçulmanos sunitas veem o governo comandado por um xiita como opressor da minoria sunita do país, e miram os xiitas para tentar provocar um confronto sectário como o massacre interno que matou milhares em 2006 e 2007.

(Reportagem de Aseel Kami)

Fonte: br.reuters.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir