Categoria Economia  Noticia Atualizada em 20-03-2013

Termina sem acordo reunião entre ministros das Finanças russo e cripriota
Moscou, 20 mar (EFE).- A primeira reunião realizada nesta quarta-feira em Moscou entre os ministros de Finanças da Rússia, Antón Siluanov, e do Chipre, Mijalis Sarris, sobre a ajuda financeira à ilha, terminou sem um acordo entre as partes.
Termina sem acordo reunião entre ministros das Finanças russo e cripriota
Foto: portuguese.ruvr.ru

"Mantivemos uma negociação muito construtiva e sincera. Entendemos quão difícil é a situação e continuaremos a negociação (hoje) para conseguir acordos que nos permitam obter a ajuda da Rússia", disse Sarris ao final do encontro. O ministro de Finanças cipriota assegurou que sua delegação permanecerá em Moscou "até que alcancemos algum tipo de acordo".

Fontes ligadas à negociação disseram à agência "Interfax" que Sarris também se reunirá com o vice-primeiro-ministro russo, Igor Shuvalov. Segundo a imprensa russa e cipriota, Sarris foi à capital russa para pedir uma prorrogação de cinco anos para o pagamento e o rebaixamento dos juros sobre o crédito de 2,5 bilhões de euros concedidos ao Chipre em 2011.

O jornal americano "The Wall Street Journal" informou que o Chipre pedirá além disso um novo crédito à Rússia em troca de uma cota em bancos e empresas energéticas da ilha. O Parlamento cipriota rejeitou ontem por grande maioria o imposto sobre depósitos privados aprovado no sábado passado pelo Eurogrupo, apesar do governo de Nicósia ter apresentado uma versão suavizada que deixava isentas as economias inferiores a 20.000 euros.

O presidente russo, Vladimir Putin, qualificou o polêmico imposto de "injusto, pouco profissional e perigoso". Diante da possibilidade de aplicação da taxação, que afetaria cidadãos e empresas russas, o governo de Moscou advertiu que repensará a ajuda financeira concedida a Nicósia. EFE aep/dk

Fonte: noticias.r7.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir