Categoria Geral  Noticia Atualizada em 21-03-2013

Conselhos de medicina defendem aborto até o 3º mês de gestação
A proposta de dar à mulher a opção de interromper a gravidez até a 12ª semana ganhou o apoio de conselhos de medicina no Brasil.
Conselhos de medicina defendem aborto até o 3º mês de gestação
Foto: midiacon.com.br

A posição é inédita e respalda o anteprojeto da reforma do Código Penal entregue ao Senado no ano passado, segundo o Conselho Federal de Medicina (CFM).

De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, o entendimento foi aprovado pela maioria dos conselheiros federais de medicina e dos presidentes dos 27 Conselhos Regionais de Medicina (CRMs) reunidos em Belém (PA) no início do mês. Antes disso, o tema foi debatido internamente por dois anos.

"Defendemos o caminho da autonomia da mulher. Precisávamos dizer ao Senado a nossa posição", diz Roberto D’Ávila, presidente do CFM. O anteprojeto, preparado por uma comissão de advogados e especialistas, propôs a ampliação das situações previstas para o aborto legal. Inclui casos de fetos com anomalias incompatíveis com a vida e o aborto até a 12ª semana da gestação por vontade da mulher - neste caso, desde que médico ou psicólogo constate falta de "condições psicológicas". Os conselheiros vão além do anteprojeto e rejeitam a necessidade do laudo. A posição será encaminhada à comissão especial do Senado que analisa a reforma do Código Penal. A previsão era que o parecer final dessa comissão fosse apresentado este mês. O prazo, porém, foi suspenso para dar mais tempo para debates e análises.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir