Categoria Geral  Noticia Atualizada em 21-03-2013

Violência sectária deixa 5 mortos e 27 feridos em Mianmar
Pelo menos cinco pessoas morreram e 27 ficaram gravemente feridas durante um surto de violência sectária na região central de Mianmar, informou nesta quinta-feira a imprensa local.
Violência sectária deixa 5 mortos e 27 feridos em Mianmar
Foto: br.noticias.yahoo.com

A Polícia apontou que mais de 200 pessoas participaram ontem dos conflitos entre budistas e muçulmanos na cidade de Meiktila, na divisão de Mandalay, segundo o jornal "The Irrawaddy".

As autoridades locais impuseram o toque de recolher hoje na região para tentar controlar a situação depois que centenas de habitantes decidiram abandonar a cidade nas primeiras horas do dia.

A revolta, que destruiu vários edifícios, entre eles duas mesquitas e uma escola islâmica, começou após uma discussão entre os donos de uma loja, ambos muçulmanos, e alguns clientes budistas.

Durante os distúrbios, a multidão também atacou outras três mesquitas locais e queimou vários estabelecimentos e motocicletas.

Há uma tensão entre a majoritária comunidade budista e a minoria muçulmana em Mianmar desde os enfrentamentos sectários do ano passado no estado de Rakhine, no leste do país, no qual morreram pelo menos 163 pessoas.

Mais de 100 mil pessoas, em sua maioria membros da minoria muçulmana rohingya, continuam em campos temporários em diferentes pontos de Rakhine.

Os rohingyas não são reconhecidos como cidadãos em Mianmar, que os considera bengalis, mas também não são reconhecidos por Bangladesh, pelo que têm o status de apátridas.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir