Categoria Ci�ncia e Sa�de  Noticia Atualizada em 23-03-2013

Mais de 4 mil casos de dengue em 2013 deixam BH em alerta
Para secretaria, circula��o de novo v�rus � principal causa do problema. Mesmo com preven��o, 80% dos focos est�o em im�veis.
Mais de 4 mil casos de dengue em 2013 deixam BH em alerta
Foto: g1.globo.com

Dor de cabe�a, no corpo, febre, fraqueza, suor frio. M�rcia Augusta dos Santos, de 45 anos, n�o conseguia esconder as queixas. Ela chegou a uma unidade de sa�de �s 6h30 e passou por uma triagem. Ganhou uma fita azul, com a descri��o "dengue" e, cerca de quatro horas depois, esperava o atendimento m�dico. A cada semana, os n�meros da dengue aumentam na capital mineira, deixando unidades de sa�de sempre cheias. Os dados mais recentes apontam que 4.215 pessoas j� foram infectadas pelo v�rus na cidade. Com crescimento de mais de 70% em apenas sete dias, a prefeitura admite estado de alerta.

A Regi�o Norte, onde est� localizada a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 1� de Maio, � a mais afetada. Nesta sexta-feira (22), a procura por atendimento deixou a unidade "superlotada" de pessoas com sintomas da dengue, conforme um funcion�rio. Segundo ele, todos recebiam atendimento, mas com prazo demorado.

M�rcia Augusta, uma destas pacientes, conta que, um dia ap�s o in�cio dos sintomas, ela procurou um hospital e n�o conseguiu ser atendida. No terceiro dia, j� com muita fraqueza, foi at� a UPA. Em casa, tratou de tomar muita �gua e acabou se automedicando.

Todas as quartas-feiras, a Secretaria Municipal de Sa�de de Belo Horizonte divulga o balan�o dos casos de dengue. A compara��o entre os dados semanais revelam n�meros que n�o param de crescer.

No dia 16 de janeiro, a prefeitura registrava os primeiros casos da doen�a neste ano. Nesta data, eram apenas duas confirma��es. J� no dia 23 de janeiro, 95 pessoas j� haviam contra�do a doen�a, o que representa aumento de 4.650% em uma semana.

Entre 23 e 30 janeiro, foram registrados 104 novos casos, chegando a 199. Neste per�odo de sete dias, a eleva��o foi de 109,47%. J� entre 30 de janeiro e 6 de fevereiro, as confirma��es dobraram: de 199 foram para 400, crescimento de 101%. Na semana seguinte, no dia 13 de fevereiro, a quantidade de casos da doen�a cresceu, mas de forma menos expressiva. De 400 casos confirmados, o n�mero foi para 464, representando uma eleva��o de 16%.

Em 20 de fevereiro, as confirma��es da doen�a j� chegavam a 606, total 30,6% maior que o verificado na semana anterior. J� no dia 27 do m�s passado, os n�meros praticamente dobraram, com crescimento de 92,24%. Nesta data, os casos confirmados saltaram para 1.165. Entre a �ltima semana de fevereiro e a primeira de mar�o, o aumento foi de 40%.

Os dados, divulgados no �ltimo dia 6, apontavam alta de 40% nos casos da doen�a. J� no dia 13 deste m�s, as confirma��es chegavam a 2.457, uma eleva��o de 50,64%. Entre os dois �ltimos balan�os � entre 13 e 20 de mar�o �, o crescimento foi de 71,55%, com 1.758 novos casos, totalizando 4.215 pessoas infectadas em 2013.

Situa��o de alerta
Apesar dos n�meros crescentes da dengue em Belo Horizonte, o secret�rio municipal adjunto de Sa�de, Fabiano Pimenta J�nior, afirma que a cidade ainda n�o vive uma situa��o de epidemia. Segundo ele, o Minist�rio da Sa�de considera epidemia quando h� 300 casos da doen�a a cada grupo de 100 mil habitantes; na capital mineira, atualmente, esta propor��o � de 177 para 100 mil. O secret�rio adjunto, por�m, reconhece que a cidade est� em "estado de alerta". "N�s consideramos um estado de alerta, de preocupa��o, apesar de a Prefeitura n�o ter desmobilizado e n�o ter deixado de fazer as a��es recomendadas pelo Minist�rio da Sa�de", diz.

Fabiano Pimenta J�nior argumenta que a redu��o, ano a ano, do �ndice de infesta��o do mosquito na capital � um reflexo da constate preocupa��o das autoridades do munic�pio em rela��o � doen�a. Segundo ele, em janeiro de 2010, o Levantamento R�pido do �ndice de Infesta��o por Aedes aegypti (LIRAa) apontou �ndice de 4.2%; j�, em janeiro 2013, foi registrado 1.9%.

O secret�rio adjunto ressalta que a principal causa das contamina��es, neste ano, n�o se deve ao aumento dos focos do mosquito, mas � circula��o de um novo sorotipo do v�rus da dengue, o tipo 4. "Temos evid�ncias muito concretas que o sorotipo 4 � que est� circulando com maior intensidade em todas as regi�es da cidade, explicando o aumento de casos, quando se compara com 2012 e 2011", pontua.

A professora associada do Departamento de Microbiologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Erna Kroon, esclarece que a circula��o de um novo tipo de v�rus pode favorecer o aumento da contamina��o, uma vez que grande parte das pessoas n�o tem anticorpos contra ele. "Existe um v�rus circulando, grande parte da popula��o � infectada e desenvolve anticorpos. Ent�o, entra um novo tipo de v�rus, e, assim, cresce a chance de ter uma nova epidemia", explica.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir