Categoria Geral  Noticia Atualizada em 25-03-2013

Otan entrega controle da prisão de Bagram ao governo afegão
A missão da Otan no Afeganistão (Isaf) entregou nesta segunda-feira às autoridades afegãs, após vários atrasos, o controle total da prisão de Bagram, que fica próxima a uma base militar dos Estados Unidos localizada em Cabul.
Otan entrega controle da prisão de Bagram ao governo afegão
Foto: noticias.terra.com.br

"A transferência do centro de detenção é uma parte importante no processo de transição da segurança às forças afegãs", afirmou o principal responsável da missão da Otan e das tropas americanas no Afeganistão, o general Joseph Dunford.

A entrega foi feita em uma cerimônia simbólica na qual o ministro afegão de Defesa, Bismila Mohamadi, e Dunford assinaram um memorando de entendimento pelo qual se garante "o tratamento justo e humano dos detidos".

Situado a 60 quilômetros de Cabul - na província de Parwan - o centro penitenciário abriga muitos líderes da insurgência talibã, e foi utilizado como a maior e mais importante prisão dos EUA no Afeganistão.

Em setembro de 2012, a Isaf entregou parte do controle de Bagram, inclusive 3 mil detentos, às autoridades afegãs, mas 600 prisioneiros - os mais perigosos - continuaram sob tutela dos militares americanos, segundo a emissora de TV local Tolo.

A cerimônia realizada hoje deveria ter sido realizada no início do mês, durante a visita ao Afeganistão do recém nomeado secretário de Defesa de EUA, Chuck Hagel, mas por motivos não revelados a transferência foi adiada.

Na imprensa local repercutiram comentários feitos nos meios americanos refletindo o mal-estar gerado em Washington por um recente anúncio do presidente afegão, Hamid Karzai, que libertaria os presos desse recinto.

A prisão de Bagram foi objeto de várias controvérsias desde a invasão do país em 2001. Organizações defensoras dos direitos humanos, como a Anistia Internacional, denunciaram com frequência que os Estados Unidos mantiveram nesse centro centenas de pessoas, inclusive menores de idade, sem acesso a advogados nem tribunais. O presidente Karzai também criticou em várias ocasiões a existência desta prisão como uma violação da soberania de seu país.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir