Categoria Politica  Noticia Atualizada em 25-03-2013

Paquistão: premiê interino toma posse à espera de eleições
O primeiro-ministro interino do Paquistão, Mir Hazar Khan Joso, tomou posse nesta segunda-feira do cargo em uma cerimônia simples em Islamabad, que contou com a presença das principais autoridades civis do país.
Paquistão: premiê interino toma posse à espera de eleições
Foto: exame.abril.com.br

A posse, realizada em inglês e durante a qual o chefe de Executivo precisou afirmar sua fé islâmica, como estipula a Constituição do país, foi liderada pelo presidente paquistanês, Asif Ali Zardari.

A Comissão Eleitoral escolheu ontem Joso, juiz aposentado indicado pelo governante Partido Popular, para assumir o Executivo até as eleições de 11 de maio. O candidato da oposição, o também juiz aposentado Nasir Aslam, foi derrotado. As principais forças políticas paquistanesas demonstraram ontem mesmo seu apoio à nomeação de Joso, 84 anos e que está há quase duas décadas afastado do judiciário.

O presidente Zardari anunciou na quarta-feira passada a data de eleições históricas, já esta será a primeira vez em 65 anos de trajetória do país asiático que um governo civil completou seu mandato. Três golpes de estado, mais de três décadas de regimes militares, a perda de sua porção oriental em 1971 após uma guerra que originou a independência a Bangladesh e vários assassinatos políticos marcaram o caminho do Paquistão até hoje.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir