Categoria Geral  Noticia Atualizada em 26-03-2013

Atentado no Afeganistão mata oito terroristas e cinco policiais
Alvo de terrorista foi uma base da polícia em Jalalabad. Carro com explosivos e dois homens-bomba iniciaram ataque.
Atentado no Afeganistão mata oito terroristas e cinco policiais
Foto: portuguese.ruvr.ru

Um atentado suicida com explosivos deixou oito terroristas e cinco policiais mortos nesta segunda-feira (25) em uma base da polícia em Jalalabad, principal cidade do leste do Afeganistão, informaram as autoridades locais.

Um primeiro terrorista utilizou um carro-bomba para abrir o acesso à base, permitindo a entrada de dois homens-bomba, que detonaram suas cargas explosivas. Os demais cinco terroristas foram mortos pela polícia, que perdeu cinco agentes no ataque, disse à AFP Hazrat Hussain Mashriqiwal, porta-voz da polícia.

Os talibãs reivindicaram o ataque em um "sms" enviado à AFP, afirmando que a ação visava uma academia de polícia "onde instrutores estrangeiros e israelenses treinam 300 recrutas".

A mensagem afirma que "um grande número de assaltantes causou pesadas perdas" entre os policiais.

Ahmad Zia Abdulza, porta-voz do governo de Nangarhar, cuja capital é Jalalabad, confirmou o ataque contra a academia militar, sem dar maiores detalhes.

Jalalabad é alvo constante de ataques dos fundamentalistas talibãs. Em fevereiro passado, um terrorista suicida matou dois agentes e feriu outros três diante do complexo dos serviços de Inteligência afegãos.

Em 2012, o aeroporto da cidade, que também abriga uma base militar, foi alvo de dois ataques.

Os talibãs, que se refugiam no leste e no sul do país, lutam há 11 anos contra as forças de segurança afegãs e da coalizão da Otan. Os ataques suicidas e bombas artesanais são a marca do grupo.

O ataque coincidiu com a visita do secretário de Estado dos EUA, John Kerry, ao país.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir