Categoria Geral  Noticia Atualizada em 26-03-2013

Presidente centro-africano deposto aguarda anúncio de exílio
O recém deposto presidente da República Centro-Africana (RC), François Bozizé, encontra-se em Yaoundé (Camarões) de forma temporária, enquanto espera o anúncio de que nação o receberá após a coalizão rebelde Seleka tomar o poder em seu país.
Presidente centro-africano deposto aguarda anúncio de exílio
Foto: noticias.terra.com.br

"Estamos esperando a decisão do máximo líder congolês, Denis Sassou Nguesso, também presidente da CEMAC (Comunidade Econômica e Monetária da África Central), para conhecer o país que acolherá o presidente François Bozizé", disse uma fonte da presidência de Camarões para a Agência Efe.

Desde ontem à noite, Bozizé, seus dois filhos e seus seguranças estão em um hotel em Yaoundé. Em 2003, após ser derrubado por um golpe de Estado comandado por Bozizé, o ex-presidente centro-africano Ange-Felix Patassé se hospedou no mesmo hotel camaronês durante uma semana, antes de se exilar no Togo. Antes de chegar em Camarões, Bozizé teria se refugiado na República Democrática do Congo.

No domingo, o líder rebelde Michel Djotodia se autoproclamou novo presidente da República Centro-Africana, e ontem anunciou a suspensão da Constituição e a convocação de eleições.

A coalizão Seleka, composta por quatro grupos rebeldes, pegou em armas no norte do país em dezembro do ano passado ao considerar que Bozizé não tinha respeitado acordos de paz assinados em 2007. Os tratados estipulados previam a integração de combatentes rebeldes no Exército centro-africano, a libertação de presos políticos e o pagamento aos milicianos que optassem pelo desarmamento.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir