Categoria Cine Via Sul  Noticia Atualizada em 26-03-2013

Dezesseis Luas
Cidade de Gatlin, na Carolina do Sul, Estados Unidos. Ethan Wate (Alden Ehrenreich) � um estudante do terceiro ano do colegial, que n�o v� a hora de sair do local
Dezesseis Luas

Sinopse e detalhes

Cidade de Gatlin, na Carolina do Sul, Estados Unidos. Ethan Wate (Alden Ehrenreich) � um estudante do terceiro ano do colegial, que n�o v� a hora de sair do local. Ele considera Gatlin uma cidade pacata demais, onde nada de interessante acontece, mas se v� preso ao local por ter que cuidar de seu pai, que n�o deixa o quarto desde que a esposa faleceu em um acidente de carro, um ano antes. J� h� alguns meses Ethan � atormentado por sonhos misteriosos, onde v� uma garota desconhecida. Um dia, ele a encontra em sua sala de aula. Trata-se de Lena Duchannes (Alice Englert), uma jovem de 15 anos que est� morando com o tio, Macon Ravenwood (Jeremy Irons), descendente da fam�lia que fundou Gatlin. O problema � que Macon e seus familiares t�m fama de serem satanistas, o que faz com que boa parte da popula��o da cidade se volte contra eles. N�o demora muito para que Ethan se interesse por Lena, sem saber que ela e os integrantes de sua fam�lia possuem poderes. Eles precisar�o lutar pelo amor que sentem um pelo outro, especialmente devido � uma maldi��o que assombra a uni�o.

T�tulo original
Beautiful Creatures

Distribuidor
PARIS FILMES

Bilheterias Brasil
752.334 ingressos

Ano de produ��o
2013

Or�amento
US$ 60 milh�es

Pegue um t�pico romance adolescente, daqueles impulsionados pela descoberta do primeiro amor. Misture com uma boa dose de seres com algum tipo de poder, de prefer�ncia que sejam bastante populares no imagin�rio coletivo. Salpique um conflito que impe�a (ou ao menos atrapalhe) que o amor do casal protagonista flores�a, utilizando caracter�sticas dos tais seres extraordin�rios. Capriche no romantismo, incluindo cenas em que a paix�o possa ser demonstrada n�o apenas em imagens - sem sexo! -, mas tamb�m em palavras. Se voc� pensou em Crep�sculo, esque�a! A s�rie criada pela autora Stephenie Meyer j� � passado no hist�rico hollywoodiano, o que n�o significa que seu impacto n�o tenha deixado marcas. Goste-se ou n�o, todos os filmes da saga Crep�sculo foram um tremendo sucesso de p�blico e algo deste porte deixa rastros. Dezesseis Luas � um deles.

Pode-se dizer que, sem Crep�sculo, provavelmente Dezesseis Luas n�o existiria. Toda a descri��o acima pode ser enquadrada tamb�m � adapta��o do primeiro livro da quadrilogia escrita pela dupla Kami Garcia e Margaret Stohl, tamanha � a semelhan�a entre os dois filmes. Entretanto, � importante ressaltar: Dezesseis Luas n�o � Crep�sculo, apesar de partirem da mesma base e serem voltados ao mesmo p�blico. H� diferen�as consider�veis entre eles.

A primeira delas � que, apesar de n�o ter personagens t�o ic�nicos, Dezesseis Luas � bem melhor atuado. A come�ar pela presen�a de um elenco j� rodado, com v�rias indica��es ao Oscar � e algumas estatuetas � no curr�culo. Jeremy Irons, Viola Davis e, principalmente, Emma Thompson d�o um certo lastro de qualidade ao filme, n�o deixando todo o peso a cargo dos jovens Alden Ehrenreich e Alice Englert. Entretanto, mesmo o casal protagonista d� conta do recado. Ehrenreich, que despontou muito bem no pouco visto Tetro, d� ao seu Ethan Wate a vivacidade e curiosidade necess�rias a algu�m que deseja saber mais da vida al�m do que ela j� lhe oferece. Sim, pois � a partir desta inquieta��o pessoal que nasce a aproxima��o entre ele e Lena. Charmoso, Alden segura com compet�ncia o personagem e sustenta em boa parte das cenas o romance adolescente. A Alice Englert cabe mais transparecer as d�vidas e anseios de sua personagem, em uma atua��o correta onde acaba se destacando mais atrav�s do olhar.

A segunda diferen�a surge no modo como se desenvolve a aproxima��o do casal protagonista. Ao inv�s do romantismo exacerbado, aqui eles se apaixonam debochando um do outro. Com di�logos divertidos, Ethan e Lena vivem trocando provoca��es m�tuas que trazem interesses ocultos nas entrelinhas. � claro que o filme tamb�m tem cenas e falas onde o romantismo escorre pela telona, mas este � mais moderado em cena. Da mesma forma, o filme conta com um punhado de sequ�ncias onde h�, nitidamente, uma insinua��o sexual embutida, mas jamais expl�cita. Afinal de contas, relembremos que esta � uma das regras b�sicas da f�rmula aplicada � ao menos no primeiro filme da s�rie.

Entretanto, a mais importante diferen�a entre Crep�sculo e Dezesseis Luas surge na natureza do romance. Se Bella Swan se apaixonava perdidamente por Edward Cullen, aqui o amor existente entre Ethan e Lena � algo que estava previsto pelo destino. O que levanta uma interessante quest�o sobre at� que ponto este relacionamento �, de fato, verdadeiro, j� que n�o h� livre arb�trio envolvido. Este tema n�o chega a ser abordado com clareza em Dezesseis Luas, mas � aberta uma porta para ser tratado em � poss�veis � novos filmes.

De resto, Dezesseis Luas segue o mesmo ritual explorado � exaust�o pela saga Crep�sculo, s� que com uma invers�o de g�nero � aqui, ele � o mortal. O casal se apaixona, ele descobre os poderes e problemas da fam�lia dela, apostam na for�a do amor para enfrentar os percal�os que surgem. Nada realmente novo, apenas melhor acabado. Apesar de ser um pouco longo demais � os 124 minutos cansam, especialmente na segunda metade -, o filme traz algumas situa��es de pano de fundo interessantes. Uma delas � o fanatismo religioso seguido sob cabresto por quase toda a popula��o de Gatlin e um certo desprezo por eles demonstrado por Ethan.

Seguindo a f�rmula estabelecida por Crep�sculo, Dezesseis Luas � uma pedida e tanto para quem curtiu as aventuras de Bella, Edward e Jacob ao longo de quatro anos. Para quem torce o nariz, fica o aviso de que o filme ao menos � melhor atuado e produzido � especialmente se comparado ao primeiro filme da saga vampiresca. Destaque para as v�rias cita��es, liter�rias e cinematogr�ficas, que surgem no decorrer do filme. Para quem curte um ou outro, � um detalhe que diverte.

Fonte: Reda��o Maratimba.com
 
Por:  Cine Via Sul    |      Imprimir