Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 26-03-2013

Frasco com vírus venezuelano some de laboratório nos EUA
Vírus causa febre hemorrágica, mas seu contágio é difícil, dizem cientistas. Frasco pode ter sido destruído em limpeza de laboratório, afirma agência.
Frasco com vírus venezuelano some de laboratório nos EUA
Foto: g1.globo.com

Um pequeno frasco contendo um vírus de origem venezuelana chamado guanarito, causador de um tipo de febre hemorrágica, desapareceu de um centro de pesquisa em Galveston, nos Estados Unidos, informou a agência de notícias Associated Press.

O sumiço do frasco, segundo pesquisadores, não é motivo para alarme ou ameaça às pessoas. O Centro Médico da Universidade do Texas informou, no sábado (23), que não houve falha de segurança no Laboratório Nacional de Galveston, que abrigava o recipiente.

O laboratório, de propriedade da universidade, custou US$ 174 milhões e tem um dos mais rígidos sistemas de segurança para estudos com vírus dos EUA, de acordo com o site da emissora americana "ABC News".

Especialistas ouvidos pela Associated Press suspeitam que o frasco contendo o vírus guanarito tenha sido destruído durante a limpeza do laboratório.

O contágio em seres humanos ocorre apenas quando há contato com tipos específicos de roedores da Venezuela, disseram cientistas à Associated Press. O vírus normalmente não sobrevive em ratos comuns nem é transmitido entre pessoas, ainda segundo médicos da Universidade do Texas.

O desaparecimento do frasco é uma ameaça menor do que perder um recipiente com antraz, disse o presidente da Fundação Nacional para Doenças Infecciosas, William Schaffner, à "ABC News".

O Centro de Prevenção e Controle de Doenças dos EUA (CDC, na sigla em inglês) já foi notificiado após o frasco haver desaparecido, segundo a Associated Press.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir