Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 27-03-2013

Num piscar de olhos
�Se o desonesto soubesse a vantagem de ser honesto, ele seria honesto ao menos por desonestidade�, S�crates.
Num piscar de olhos

H� 10 anos, um grupo de jornalistas (todos com vinte e poucos anos), capitaneados por Wagner Santos, resolveu dar um salto talvez, para muitos, maior do que as oito pernas que incluindo as minhas, de Darcy Anderson e Marcos Le�o n�o vislumbrassem o impulso que seria o marco inicial para que o hoje renomado jornal Esp�rito Santo de Fato alcan�asse a estabilidade e credibilidade perante a sociedade capixaba.

Desde 14 de mar�o de 2003 at� hoje, o jornal passou por v�rias transforma��es, mas sempre mantendo a linha s�ria e objetiva de seu diretor/editor. Como colaborador e filho pr�digo, retorno �s p�ginas de Fato no m�s em que "nosso" jornal completa uma d�cada ininterrupta de exist�ncia, sem esquecer, � claro, da L�lian Argeu Santos que cabe a ela o papel dific�limo o da administra��o e de ser esposa do diretor (mas isso n�o vem ao caso) e a Wagner Gomes, o Waguim, funcion�rio mais antigo da casa.

Disse nosso jornal porque o Fato n�o � do Wagner, nem da L�lian, muito menos de quem quer que seja. � a voz do povo. Foi da necessidade de se fazer um jornalismo s�rio e comprometido com a �tica que o Fato nasceu.

O in�cio n�o foi f�cil e acredito que at� hoje n�o seja. N�o sou de meias palavras, mas se fosse descrever em uma o que � o jornal diria: honestidade. Isso � uma coisa que n�o se compra. Outra palavra que caracteriza o Fato � o car�ter expl�cito nas pessoas que trabalham diretamente e indiretamente no peri�dico. Contar um pouco da hist�ria onde participei de um ve�culo de comunica��o que passou uma d�cada aplicando, na pr�tica, um jornalismo s�rio, independente e, ao mesmo tempo, leve e instigante com os in�meros colunistas, cronistas e articulistas de renome municipal, estadual e at� nacional � uma honra.

Este � o Fato de hoje que num piscar de olhos se tornou gigante (nada alusivo ao tamanho do dono, mas com o car�ter dele). Pego emprestado o t�tulo da bel�ssima obra do nosso Cachoeirense Ausente, Sergio Garschagen, "Parece que foi ontem". No in�cio, para registro dos curiosos, come�amos com a estrat�gia de circula��o semanal em munic�pios do sul. Cachoeiro de Itapemirim (maior cidade da regi�o, para quem ainda n�o sabe) n�o seria um mercado interessante, pois, na �poca, havia dois di�rios circulando na cidade.

Lembro que bem l� nos prim�rdios da equipe reunida tivemos um embate com um jornal local de Venda Nova do Imigrante. A cidade estava vivenciando processo eleitoral importante e tanto o "nosso" quanto o outro eram os principais arautos causadores de expectativas nas bancas e pontos de distribui��o. Pois bem, n�s cobrimos e Wagner, como sempre, teve a felicidade e intelig�ncia de discutir o assunto com a popula��o, por meio do jornal, enquanto o outro preferiu dar cobertura e manchete de capa a um desconhecido "famoso" que utilizara a cidade para sobrevoar com seu parapente. Virou at� piada.

No fim das contas conquistamos, naquela jogada, a credibilidade e respeito local como principal ve�culo informador e formador de opini�o. De l� para c�. Cachoeiro de Itapemirim come�ou a perceber a for�a que o jornal, iniciado com circula��o nas redondezas, estava prestes a invadir a "praia" dos dois concorrentes di�rios. Wagner e L�lian, pouco tempo depois, transformaram o semanal em di�rio de Fato e at� hoje em dia esperamos em nossas casas ou nas bancas o que est� realmente acontecendo no Esp�rito Santo de Fato porque, como j� disse, credibilidade n�o se compra. Conquista. Parab�ns a todos, e me incluo nessa, pelos 10 anos e que venham mais 20, 30...!

Fonte: Reda��o Maratimba.com
 
Por:  Roney Moraes    |      Imprimir