Categoria Geral  Noticia Atualizada em 27-03-2013

Coreia do Norte corta "telefone vermelho" militar com Coreia do Sul
Comunica��o entre ex�rcitos rivais fica interrompida. Medida ocorre em meio a aumento da tens�o militar na pen�nsula.
Coreia do Norte corta
Foto: www.jn.pt

O ex�rcito da Coreia do Norte suspendeu seu "telefone vermelho militar" com a Coreia do Sul, de forma que todas as comunica��es diretas entre os ex�rcitos dos dois pa�ses ficar�o cortadas, informou nesta quarta-feira (27) uma ag�ncia de not�cias oficial.

"A partir de agora, as comunica��es militares Norte-Sul ficar�o cortadas", disse um militar citado pela ag�ncia Korean Central News Agency.

"Em uma situa��o na qual uma guerra pode explodir a qualquer momento, n�o � necess�rio manter" as comunica��es, acrescentou.

A linha ficar� suspensa "enquanto durarem as a��es hostis e anacr�nicas do sul", segundo a fonte.

Em meados de mar�o, a Coreia do Norte j� havia suspendido o "telefone vermelho" entre os governos de Pyongyang e Seul.

Esta linha de urg�ncia, instalada em 1971, foi suspensa pelo Norte em cinco ocasi�es.

O movimento � o mais recente em uma s�rie de amea�as belicosas da Coreia do Norte em resposta a novas san��es da ONU, impostas ap�s um terceiro teste nuclear realizado em fevereiro, e de exerc�cios militares "hostis" entre os EUA e a Coreia do Sul.
Na v�spera, o governo de Pyongyang anunciou que seu poderio b�lico estava apontado para alvos americanos.

O Pent�gono criticou a atitude e afirmou que os EUA est�o prontos para reagir a qualquer situa��o.

O Norte j� tinha parado de responder �s chamadas em uma linha direta com o Ex�rcito norte-americano, que supervisiona a fortemente armada Zona Desmilitarizada (DMZ), e a linha da Cruz Vermelha, que era utilizada por governos de ambos os lados.

"Na situa��o em que uma guerra pode estourar a qualquer momento, n�o h� nenhuma necessidade de manter comunica��es militares entre o norte e o sul, que foram estabelecidas entre as For�as Armadas de ambos os lados", afirmou o porta-voz militar.

"N�o existe nenhum canal de di�logo e meios de comunica��o entre a Rep�blica Popular da Coreia do Norte e os EUA e entre o norte e o sul."

As Coreias do Norte e Sul ainda est�o tecnicamente em guerra, ap�s o conflito civil entre 1950 e 1953 ter sido encerrado com um armist�cio, e n�o com um tratado.

Recentemente, a Coreia do Norte afirmou que suspendeu a validade do armist�cio unilateralmente.

O "canal de di�logo" � usado diariamente para registrar sul-coreanos que trabalham no projeto industrial Kaesong, onde 123 empresas sul-coreanas empregam mais de 50 mil norte-coreanos para produzir bens dom�sticos.

� o �ltimo projeto conjunto que resta em opera��o entre as Coreias, ap�s o Sul ter cortado a maior parte da ajuda e do com�rcio em resposta � morte a tiros de um turista sul-coreano e o naufr�gio de uma embarca��o naval sul-coreano, que foram considerados de responsabilidade da Coreia do Norte.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir