Categoria Economia  Noticia Atualizada em 27-03-2013

Presidente executivo do Banco de Chipre foi demitido
O presidente executivo do Banco de Chipre, a maior institui��o financeira privada do pa�s que ser� alvo de reestrutura��o no �mbito do plano de resgate negociado com a troika, foi demitido nesta quarta-feira pelo banco central do pa�s.
Presidente executivo do Banco de Chipre foi demitido
Foto: br.noticias.yahoo.com

De acordo com a ag�ncia noticiosa cipriota CNA, Yiannis Kypri foi demitido a pedido das autoridades externas � a Comiss�o Europeia e o Fundo Monet�rio Internacional. A ideia ser� constituir uma nova equipa de gest�o para o Banco de Chipre, depois de tamb�m o presidente do conselho de administra��o e outros quatro administradores do banco ter apresentado a demiss�o na ter�a-feira.

Kypris, formado pela London School of Economics, ocupava a presid�ncia executiva da institui��o financeira desde Julho de 2012. De acordo com a AFP, a sua demiss�o foi precipitada por declara��es que ter� feito sobre a situa��o do Banco de Chipre, nomeadamente sobre a escolha de um administrador para gerir a reestrutura��o prevista no resgate do pa�s.

Na ter�a-feira, o presidente do conselho de administra��o do banco, Andreas Artemis, tinha pedido a demiss�o, alegadamente por n�o concordar com o plano negociado entre o Governo cipriota e a troika. O mesmo aconteceu com outros quatro administradores da institui��o financeira. No entanto, o pedido n�o foi ainda aceite pelo banco central de Chipre, que s� dever� pronunciar-se nos pr�ximos dias.

De acordo com o plano de resgate acordado na passada segunda-feira, o Banco de Chipre, maior institui��o financeira do pa�s, ficar� com os activos "s�os" e os dep�sitos inferiores a 100 mil euros do Laiki, o segundo maior banco de Chipre.

O Banco de Chipre ser� depois reestruturado com o objectivo de construir um n�cleo duro de capitais pr�prios de 9% dos activos totais. Quanto ao Laiki, o plano passo por desmantelar a institui��o, tendo tamb�m sido nomeado um administrador para liderar este processo, que prev� cortes que poder�o rondar os 40% nos dep�sitos superiores a 100 mil euros. A medida vai ser igualmente estendida aos accionistas e detentores de t�tulos do banco.

Doze dias depois do encerramento for�ado dos bancos em Chipre, espera-se agora que as institui��es financeiras reabram as portas na quinta-feira. Neste momento, os levantamentos est�o limitados a 100 euros por dia, quando inicialmente o tecto m�ximo era de 260 euros.

Fonte: www.publico.pt
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir