Categoria Geral  Noticia Atualizada em 28-03-2013

Dois tremores de terra são registrados em Sobral
O abalo mais forte chegou a 2,6 graus de magnitude na escala Richter. Ninguém ficou ferido. Local já registrou quatro tremores somente neste mês
Dois tremores de terra são registrados em Sobral

Dois tremores de terra foram registrados ontem em Sobral, Região Norte do Estado. De acordo com informações do Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN), o segundo tremor foi o mais intenso. Ele ocorreu às 12h41min, com magnitude de 2,6 graus na escala Richter, que vai de zero a nove.

Segundo o Laboratório, o primeiro tremor ocorreu durante a manhã, no entanto, foi mais fraco. Os tremores foram sentidos especialmente no distrito de Jordão, em Sobral. Ninguém ficou ferido.

Outras ocorrências foram registradas nos dias 17 e 24 deste mês, em um local próximo ao das ocorrências de ontem. Segundo os especialistas do LabSis/UFRN, que monitoram a região, a direção do epicentro é a mesma em todos os episódios, a chamada Falha do Riacho Fundo.

As atividades sísmicas ocorreram próximo à serra da Meruoca e ao município de Alcântaras. Os tremores nesta região tiveram início em 2008 e não cessaram completamente desde então.

Portanto, segundo o LabSis/UFRN, há cinco anos a área sísmica está ativa, passando por momentos de maior ou menor intensidade.

O máximo de intensidade prevista para os abalos neste local é de 3 graus na escala Richter, um nível que não oferece grandes riscos. Pelos patamares estabelecidos por esta escala, tremores abaixo de 3,5 graus de magnitude são considerados leves.

O mais forte tremor registrado na região foi também em Sobral, em 2009, quando o abalo sísmico registrou 4,3 graus na escala Ritcher. Por conta disso, algumas casas e comércios sofreram pequenos danos. O tremor daquele ano alcançou um raio de 200 quilômetros.

ENTENDA A NOTÍCIA
O tremor de terra mais intenso, dos dois registrados ontem em Sobral, ocorreu às 12h41min, com magnitude de 2,6 graus na escala Richter, que vai de zero a nove. Por essa escala, abalos de até 3,5 são considerados leves.

Fonte: www.opovo.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir