Categoria Religião  Noticia Atualizada em 30-03-2013

Milhares de peregrinos e fiéis lembram Sábado de Aleluia em Jerusalém
Milhares de cristãos peregrinos e locais celebram hoje em Jerusalém o Sábado de Aleluia ou de Glória, com cerimônias que têm seu epicentro litúrgico na basílica do Santo Sepulcro, na cidadela amuralhada.
Milhares de peregrinos e fiéis lembram Sábado de Aleluia em Jerusalém
Foto: ebc.com.br

Os atos começaram de manhã cedo com uma vigília pascal no santuário, onde centenas de fiéis católicos rezaram para lembrar as horas posteriores à crucificação de Cristo e um dia antes de sua ressurreição.

À tarde, haverá uma procissão solene pelas ruas de pedra da Cidade Antiga, e a entrada no Santo Sepulcro. Neste local, onde fica o sepulcro vazio de Cristo junto ao Gólgota e à Pedra da Unção, é realizado um rito liderado pelo patriarca latino de Jerusalém, monsenhor Fouad Twal, maior autoridade da Igreja Católica na Terra Santa.

À tarde, os fiéis se congregam perante o Edículo, onde meia hora antes da meia-noite vai acontecer uma celebração pontifical da Liturgia das Horas na Igreja de Santa Madalena. Nesta ocasião, o ato é oficiado pelo custódio dos lugares cristãos na Terra Santa, o franciscano Pierbattista Pizzaballa.

A Basílica da Anunciação de Nazaré, no norte de Israel, também abrigará hoje centenas de fiéis em uma vigília solene e uma posterior Missa da Ressurreição.

As celebrações pascais terminarão na próxima segunda-feira na aldeia palestina de Al Queiba, a 11 quilômetros de Jerusalém, onde os frades franciscanos, custódios dos Santos Lugares há 800 anos, lembrarão a aparição de Cristo a dois de seus discípulos em Emaús.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir