Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 01-04-2013

Entenda por que o Windows Blue representa o fim do desktop
Todas as pe�as se encaixam e os sinais s�o claros: o fim definitivo do desktop se aproxima. Mas ser� isso algo t�o ruim assim?
Entenda por que o Windows Blue representa o fim do desktop
Foto: pcworld.uol.com.br

Fi�is entusiastas do PC, se preparem. Voc�s n�o v�o gostar do que estou prestes a dizer. Em mesmo n�o gosto, e estou quase aterrorizado em faz�-lo de forma t�o direta. Mas � algo que precisa ser dito.

H� uma boa chance de que a Microsoft decida matar o desktop no Windows 9. Nada mais de Gerenciador de Tarefas, Windows Explorer ou compatibilidade com aplicativos legados (escritos para vers�es anteriores do sistema). Teremos 100% blocos din�micos, em 100% do tempo.

Este dia ainda parece distante no horizonte, mas est� chegando. De fato se o Windows Blue, a atualiza��o do Windows 8 que vazou h� alguns dias na internet, nos mostra algo, � que a Microsoft est� disposta a desenfatizar o desktop em favor da nova Modern UI (Interface Moderna).

Feito para o toque

Todos j� sabem que o Windows 8 (e seu primo simplificado, o Windows RT) � a resposta da Microsoft ao estrondoso sucesso dos smartphones e tablets. Interface feita para o toque! Loja de Apps! Bing Maps! Tem at� um modo avi�o! Mais "mobile" imposs�vel.

A pr�pria introdu��o da Tela Iniciar foi um mau sinal para os f�s do desktop, mas as nuvens escurecem pra valer quando voc� come�a a notar quanto da funcionalidade b�sica do Windows est� sendo retirada da boa e velha �rea de trabalho.

Com a exce��o do Windows Media Player, n�o h� um �nico programa essencial da Microsoft no Windows 8 que resida no desktop (e at� mesmo o Windows Media Player foi parcialmente substitu�do pelos apps M�sica e Filmes). Calend�rio, Internet Explorer, Email, Mensagens, Pessoas, at� mesmo o visualizador de PDFs do sistema adotaram a interface moderna e vivem na Tela Iniciar, e se juntam a apps auxiliares como Finan�as, Not�cias, Viagens e os j� mencionados M�sica e V�deo. O Windows 8 foi projetado para que voc� nunca tenha de acessar o desktop, a n�o ser que tenha de rodar um programa legado ou fazer algum ajuste mais espec�fico no Painel de Controle.

Mas mesmo esse n�vel de engajamento com o desktop parece estar com os dias contados. O Windows 8 ainda exige um "mergulho" no desktop mesmo para fun��es b�sicas como mudar o rel�gio do sistema ou a resolu��o da tela, mas o Windows Blue traz uma reforma geral da tela Configura��es, trazendo muitos dos ajustes que ficavam no painel de controle para uma interface mais amig�vel ao toque.

E n�o vamos nos esquecer de como o Menu Iniciar foi chutado do Windows 8 e substitu�do pela funcionalmente similar (por�m melhor) tela Todos os Aplicativos (All Apps). Nem devemos nos esquecer de que � imposs�vel iniciar o Windows 8 diretamente no desktop sem recorrer a apps de terceiros ou truques. Est� entendendo o recado?

Mas por qu�?

N�o � vaidade. A Microsoft tem muito a ganhar com uma mudan�a para um Windows puramente "moderno". Em primeiro lugar, as vendas de PCs est�o paradas ou vem caindo (em n�mero de unidades entregues pelos fabricantes �s lojas) ao longo dos �ltimos dois anos, com cerca de 350 milh�es de unidades em 2012. N�o � pouco, mas os smartphones por si s� vendem muito mais que os PCs. Foram 208 milh�es de unidades apenas no quarto trimestre de 2012. E o IDC (parte do grupo que inclui a PCWorld) espera que as vendas de tablets cheguem a 350 milh�es de unidades em 2017.

A Interface Moderna no Windows 8 brilha nos dispositivos m�veis, at� voc� ser levado de volta ao desktop por um ou outro motivo. Acabar com ele tornaria o Windows mais palat�vel a estes explosivos segmentos do mercado, e permitiria que a Microsoft focasse seus recursos em uma s� interface unificada.

Al�m disso, n�o haveria uma forma mais f�cil de silenciar as reclama��es sobre o comportamento "bipolar" do Windows 8 do que se livrar de uma das interfaces. E se o desktop (e a compatibilidade com os apps legados) for abandonado, quase todo software para Windows ter� de ser distribu�do atrav�s da Windows Store. Isso n�o s� permitiria que a Microsoft tivesse mais controle sobre a seguran�a (apps maliciosos s�o extremamente raros na App Store da Apple, por exemplo) mas tamb�m daria � Microsoft um percentual de 30% sobre o pre�o de todo e qualquer software para Windows. Do ponto de vista dos neg�cios, uma plataforma "fechada" traz v�rias vantagens.

Abrindo caminho

Mas nem mesmo a Microsoft pode se livrar de uma "institui��o" como o desktop do Windows de uma hora para a outra. � aqui que entra a genialidade do Windows Blue e o suposto ciclo anual de atualiza��es. Vers�es anuais do sistema permitir�o � Microsoft iterar e apresentar novos recursos mais rapidamente, mas tamb�m permitem que a empresa afaste os usuarios do desktop um pouquinho de cada vez, ano ap�s ano, at� que sua "morte" seja relativamente indolor. Seria como perder aquele primo de terceiro grau que voc� s� v� em reuni�es de fam�lia uma vez a cada d�cada.

E, de fato, o desktop j� est� com um p� na cova.

O Windows Blue e uma rodada de atualiza��es dos apps do Windows 8 s�o mais um passo na transi��o do desktop para a Interface Moderna. A Microsoft est� migrando ainda mais fun��es essenciais do Windows para ela, e implementando melhorias como o novo recurso de tela dividida que facilita a multitarefa, melhor suporte a toque no Email e a habilidade de sincronizar documentos com a nuvem no app do Skydrive para levar os devotos do desktop para o outro da for�a.

A irrelev�ncia do Painel de Controle � apenas o come�o. O site Ars Technica encontrou ind�cios de uma vers�o moderna de um gerenciador de arquivos, ainda inacess�vel, na vers�o do Windows Blue que vazou na internet.

Mas aparar as arestas do Windows n�o � a �nica coisa que a Microsoft precisa fazer antes de matar o desktop. A Interface Moderna � baseda nos blocos din�micos, que s�o parte dos apps "Modernos" feitos sob medida para o Windows 8, e a Windows Store precisa de um "g�s" antes que a nova interface possa realmente dominar o Windows. Embora a loja j� tenha v�rios apps de destaque (incluindo, finalmente, um app do Twitter) ela ainda est� atr�s do Android e iOS tanto em qualidade quanto em quantidade, e a sua velocidade de crescimento caiu vertiginosamente em meses recentes.

A Microsoft est� encarando este problema com um novo programa de incentivo aos desenvolvedores, mas eles certamente adotar�o a plataforma � medida em que mais e mais usu�rios migrarem para o Windows 8. Mesmo que as vendas de PC estejam estagnadas, 350 milh�es de unidades por ano n�o � algo de se jogar fora, e a vasta maioria desses computadores novinhos em folha vir�o com o Windows 8 pr�-instalado.

� medida em que as pessoas fizerem o upgrade para o Windows 8, ir�o encontrar as j� mencionadas melhorias - entregues atrav�s da Microsoft Store - que aumentam a utilidade a Tela Iniciar e reduzem a do desktop. Voc� pode at� se apegar aos seus preciosos aplicativos no desktop, mas ser� que o usu�rio comum se importa se d� duplo clique em um �cone ou um clique em bloco din�mico, especialmente se as fun��es b�sicas do sistema e aplicativos como o Email j� lhe ensinaram o jeito "moderno" de ser? Creio que n�o.

E conforme as pessoas passam uma quantidade maior de tempo com apps feitos sob medida para o Windows 8, os desenvolvedores ir�o responder com ainda mais apps para o Windows 8. O n�mero de aplicativos dispon�veis ir� aumentar com o tempo, e isso n�o precisa acontecer rapidamente. A Microsoft sempre pensa a longo prazo.

Todas as pe�as se encaixam. E predizem o fim do desktop no Windows 9, seja l� quando ele for lan�ado.

Barata digital

N�o chore pelo desktop (voc� chorou quando as interfaces gr�ficas varreram a linha de comando do mapa?). Seu fim ir� marcar o in�cio de uma nova era, uma era de computa��o ub�qua onde tudo � sens�vel ao toque. J� assistiu a Minority Report?

Al�m disso, o desktop n�o ir� realmente morrer no Windows 9. Como uma barata ele ir� sobreviver em cantos escuros, na forma de edi��es especializadas ou ferramentas projetadas para que desenvolvedores possam criar seus programas e usu�rios corporativos possam rodar os aplicativos da era do Windows XP dos quais suas empresas ainda dependem. E quando a Microsoft finalmente puxar a tomada, pode ter certeza de que todas as empresas que ainda n�o tiverem lan�ado um app para o Windows 8 o far�o rapidamente. Um Windows inteiramente baseado na interface moderna ser� diferente, mas n�o algo devastador.

E n�o ser� amanh�. Aproveite seu tempo com seus preciosos aplicativos legados enquanto pode, caro entusiasta. Todas as l�grimas do mundo n�o mudam o fato de que o desktop j� morreu, s� ainda n�o foi avisado disso.

Fonte: pcworld.uol.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir