Categoria Geral  Noticia Atualizada em 01-04-2013

Família realiza missa de sétimo dia de neta de Portinari, no Rio
Maria Candida foi encontrada no banheiro de casa no domingo (24). Segundo familiares, ela morreu de asfixia por gás enquanto tomava banho.
Família realiza missa de sétimo dia de neta de Portinari, no Rio
Foto: g1.globo.com

A família de Maria Candida Portinari, neta do artista plástico Candido Portinari, realizará uma Missa da Ressurreição dia às 18h desta segunda-feira (1º), na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, na PUC-Rio, na Gávea, Zona Sul do Rio. A jovem foi encontrada no banheiro de casa, na tarde de domingo (24). Segundo familiares, ela morreu de asfixia por gás enquanto tomava banho. A polícia ainda investiga as causas da morte.

Em um anúncio no jornal O Globo desta segunda, a família agradeceu as manifestações de carinho e solidariedade recebidas e fez o convite para a missa. Veja abaixo o anúncio.

"Por volta dos 4 anos, Maria Candida passeava comigo pelo jardim. Aé deu uma revoada de maritacas e eu disse a ela: Filha, seria tão bom se a gente soubesse voar...
Ao que ela respondeu, sem hesitar:

Preocupa não pai, quando a gente for bem velhinho, a gente vai saber voar.
Pinguinha querida, agora não dá mais para ficarmos bem velhinhos... Mas queremos te dizer que os 16 anos de plena felicidade que você nos deu, foram o voo mais encantado das nossas vidas..."

Velório
O cantor Milton Nascimento , assim como o humorista Hélio de la Peña, a atriz Maria Padilha e a bailarina Ana Botafogo foram ao velório de Maria Candida. A direção do Theatro Municipal do Rio, a ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campelo, e a Escola Superior de Guerra (ESG) enviaram coroas de flores.

A coordenadora do Projeto Portinari, Suely Avelar, que recebeu a notícia do pai de Maria, João Cândido, não soube dizer em quanto tempo ele sentiu cheiro de gás após a filha, de 16 anos, entrar no banho. "Ela estava conversando com os pais e com o namorado e subiu para tomar um banho", contou.

‘Viciada em Harry Potter’
As histórias do bruxo juvenil inglês Harry Potter eram a grande paixão de Maria Candida, segundo a amiga Thais Bastos, de 16 anos, que a conhecia havia três anos. "Ela tinha todos os livros e filmes dele; sabia tudo", contou. A jovem também era apaixonada por internet. "Ela estava sempre conectada, sempre", lembrou outro amigo, Rafael Ignácio dos Anjos, de 17.

Maria Candida era a filha caçula de João Candido, que tem outros dois filhos, Denise e João Carlos, do primeiro casamento.

Maria Candida morava com os pais no condomínio Povoado das Canoas, em São Conrado, na Zona Sul do Rio. De acordo com a assessoria de imprensa do Corpo de Bombeiros, a morte realmente teria sido provocada por um escapamento de gás. Ela foi encontrada ainda com vida, mas sofreu uma parada cardíaca e não resistiu.

De acordo com o titular da 15ª DP (Gávea), delegado Orlando Zaccone, todos os procedimentos de praxe estão sendo realizados para apurar as circunstâncias do fato. A perícia no local foi realizada no domingo e o delegado aguarda o resultado dos laudos. No decorrer dessa semana, o delegado pretende ouvir os familiares e o namorado da vítima.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir