Categoria Geral  Noticia Atualizada em 01-04-2013

Mandela passa 5º dia no hospital para se recuperar de pneumonia
O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, 94 anos, está passando nesta segunda-feira o quinto dia no hospital, onde se recupera de uma pneumonia, mas o governo não informou sobre nenhuma novidade sobre seu estado desde domingo.
Mandela passa 5º dia no hospital para se recuperar de pneumonia
Foto: noticias.terra.com.br

O porta-voz da Presidência da África do Sul, Mac Maharaj, afirmou nesta segunda-feira, citado pela agência de notícias local Sapa, que se mantém a informação fornecida ontem pelos médicos, que falaram de uma "nova melhoria" da saúde de Mandela.

O presidente sul-africano, Jacob Zuma, agradeceu neste domingo aos milhares de sul-africanos que rezaram durante o fim de semana de Páscoa pela rápida recuperação de Madiba, apelido carinhoso do ex-mandatário no país.

Em Johanesburgo, os cidadãos deixaram ontem mensagens de apoio em umas pedras que ficam perto da casa de Mandela, frases como "Recupere-se. Te amamos". Maharaj anunciou sábado que Mandela voltava a respirar "sem dificuldade" e se sentia "bem".

O ex-presidente foi internado pouco antes da meia-noite de quarta-feira passada em um hospital sul-africano devido à recaída de uma infecção pulmonar, na terceira internação hospitalar de Madiba nos últimos quatro meses.

Mandela, que durante 67 anos lutou contra o sistema de segregação racial do "apartheid" imposto pela minoria branca na África do Sul, sofre problemas respiratórios surgidos durante seus 27 anos de prisão durante esse regime.

O ex-mandatário foi internado em 9 de março para ser submetido a exames médicos de rotina. Além disso, o prêmio Nobel da Paz de 1993 foi operado em dezembro passado de cálculos na vesícula e tratou complicações respiratórias, durante uma estadia de mais de duas semanas no hospital, o que gerou insistentes rumores sobre sua morte.

Mandela vive entre Johanesburgo e Qunu, a cidade onde passou sua infância, sob permanente vigilância médica. Sua última aparição pública remonta à cerimônia de encerramento da Copa do Mundo de 2010 realizada na África do Sul.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir