Categoria Geral  Noticia Atualizada em 02-04-2013

Hamas impõe segregação de género nas escolas de Gaza
Rapatigas e rapazes vão deixar de poder estudar juntos poderão mais estudar juntos a partir dos nove anos em Gaza, foi anunciado segunda-feira pelo Hamas, que controla este território palestiniano.
Hamas impõe segregação de género nas escolas de Gaza
Foto: diariodigital.sapo.pt

As novas regras educacionais, que entram em vigor no próximo ano lectivo, também vão impedir que homens leccionem nas escolas específicas para raparigas.

As directrizes irão afectar também as escolas privadas e aquelas ao cuidado de grupos cristãos e da ONU.

Parte do sistema de ensino na faixa de Gaza já é segregada, e a medida foi vista por defensores como a confirmação de uma tradição já observada na região.

«Nós somos um povo muçulmano. Estamos a fazer o que serve ao nosso povo e à nossa cultura», afirmou Walid Mezher, consultor legal do Ministério da Educação, à agência de notícias Reuters.

Para a activista Zeinab al Ghoneimi, no entanto, a lei faz parte de um projecto para impor os valores do Hamas aos residentes de Gaza.

«Em vez de se esconder por trás de tradições, porque não dizem claramente que são islamitas e que querem islamizar a comunidade?», questiona.

O grupo radical islâmico tem-se notabilizado por medidas conservadoras no território palestiniano.

Apesar de ter anunciado planos para se aposentar, Khaled Mashaal foi reeleito chefe político do movimento extremista, segundo relatos publicados segunda-feira.

A eleição para o cargo mais alto do Hamas, realizada a cada quatro anos, tem sido adiada desde 2012.

A cúpula do Hamas reúne-se no Cairo e, de acordo com relatos, elegeu Mashaal por unanimidade e sob aplausos do conselho eleitor.

Mashaal tinha dito, anteriormente, que não pretendia ocupar o cargo outra vez. Ele é, no entanto, visto pela liderança do Hamas como uma opção estratégica, face aos actuais desafios desse grupo.

Fonte: diariodigital.sapo.pt
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir