Categoria Geral  Noticia Atualizada em 02-04-2013

Alunos usam rede social para relatar abandono de escola de Campinas, SP
Estudantes registraram alagamento em sala da Escola Carlos Gomes. Pr�dio tombado teve verba de R$ 379,1 mil para realizar restaura��o.
Alunos usam rede social para relatar abandono de escola de Campinas, SP
Foto: g1.globo.com

Alunos da Escola Estadual Carlos Gomes, no Centro de Campinas (SP), criaram uma p�gina em uma rede social para denunciar as m�s condi��es de conserva��o do pr�dio de 110 anos tombado pelos conselhos estadual e municipal de Defesa do Patrim�nio Cultural e Hist�rico.

Os alunos publicaram fotografias e v�deos que mostram o abandono do local. Al�m dos alagamentos, uma sala de aula foi improvisada em parte do refeit�rio, enquanto materiais como estrados de mandeira e vassouras permaneciam armazenados no local.

Na fachada do pr�dio, uma placa anuncia a restaura��o do pr�dio, com verda de R$ 379,1 mil. No entanto, as janelas permanecem com vidros quebrados, o acabamento das paredes est� descascado e n�o h� manuten��o no p�tio, que est� cheio de entulho.

Den�ncias
Segundo os estudantes, as salas alagam sempre que chove e h� diversos buracos no piso. "A gente tem que usar o guarda chuva para andar nos corredores e passar por alguns andares de cima. molha os livros", afirma a estudante Yasmin Cristine de Campos.

Uma funcion�ria que n�o quis se identificar afirmou que foi feita a reforma no telhado, no entanto, n�o resolveu o problema dos alagamentos. Al�m disso, morcegos vivem dentro da escola. "Temos grandes fam�lias de morcegos, nos corredores e nas salas. Chega o noturno, eles v�o procurar as salas que est�o acostumados", afirma.

Obras
O historiador do Conselho de Defesa do Patrim�nio Cultural de Campinas (Condepacc), Henrique Anunziata, afirma que a dire��o da escola deve entrar em contato com o conselho, ap�s a libera��o da verba do estado para que o restauro seja realizado no pr�dio tombado. Segundo ele, a documenta��o necess�ria foi entregue ao Condepac h� dois anos. "A execu��o, n�s acompanhamos. Mas se n�o come�ar a obra, n�o tem como", afirma.

A Funda��o para o Desenvolvimento da Educa��o, respons�vel pela estrutura das escolas, afirmou que a obra da cobertura foi conclu�da, bem como a substitui��o de calhas e revis�o nas instala��es el�tricas. A funda��o informou tamb�m que h� um projeto de restauro do pr�dio que pode ser antecipado.

A Diretoria Regional de Ensino afirma que uma equipe ir� vistoriar o local nesta ter�a-feira (2) e enviar� o resultado da avalia��o para a Funda��o para o Desenvolvimento da Educa��o para que as medidas necess�rias sejam tomadas.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir