Categoria Geral  Noticia Atualizada em 03-04-2013

ONU regula pela primeira vez comércio internacional de armas
A Assembleia-Geral da ONU aprovou o primeiro tratado internacional que regula o comércio de armas convencionais. Depois de anos de negociações, há acordo para impedir que sejam obtidas por regimes que desrespeitam os Direitos Humanos.
ONU regula pela primeira vez comércio internacional de armas
Foto: www.abola.pt

O Tratado foi aprovado com 154 votos a favor, 23 abstenções e 3 votos contra - do Irão, da Síria e da Coreia do Norte, faltando agora ser ratificado dentro dos Estados-membros. Entre as abstenções, China, Rússia, Índia, Egito e alguns países da América do Sul, que não concordam com a omissão sobre o acesso a armas por grupo não-governamentais.

O documento abrange armamento ligeiro e também pesado, tal como tanques, artilharia, aviões ou helicópteros, mas de fora ficam armas nucleares, químicas e biológicas, cobertas por outros tratados internacionais.

Este tratado obriga os países a avaliar se as armas que comercializam podem ser usadas para furar um embargo internacional, para cometer genocídio ou outras violações dos direitos humanos. Quem exporta é obrigado a recusar o negócio e quem assina também tem que divulgar anualmente que armas vendeu.

Fonte: www.abola.pt
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir