Categoria Geral  Noticia Atualizada em 03-04-2013

Inundação histórica deixa 50% de cidade argentina debaixo d’água
Uma pessoa morreu e outras 2.200 tiveram de ser evacuadas em La Plata, sul de Buenos Aires, em uma inundação histórica que chegou a cobrir na quarta-feira 50% da cidade, capital do principal distrito do país, informaram as autoridades.
Inundação histórica deixa 50% de cidade argentina debaixo d’água
Foto: www.em.com.br

"Temos um morto confirmado pela polícia, mas esta catástrofe permite supor que há circunstâncias muito graves e pode haver outras. Mais de 50% da cidade ficou sob as águas, que começam a baixar, e temos 2.200 evacuados", informou o chefe de gabinete da prefeitura de La Plata, Santiago Martorelli, falando ao canal C5N.

Martorelli admitiu que há vítimas fatais, mas que, por ora, não pode confirmar nenhuma informação.

O temporal que também atingiu a capital deixou 8 mortos e atingiu 350.000 pessoas, e depois se deslocou para o sul, atingindo em cheio a cidade de La Plata, onde caíram 400 milímetros de água em duas horas.

"Isso jamais aconteceu em La Plata. Estávamos esperando o amanhecer para fazer os primeiros resgates. Meia cidade está sem luz. Há pessoas sobre telhados, árvores, à espera de que as socorremos", afirmou o secretário argentino de Segurança, Sergio Berni.

Bombeiros, Defesa Civil, Exército, Prefeitura e da Policía metropolitana, estão trabalhando na zona.

A chuva de terça-feira foi um recorde histórico para abril em Buenos Aires, com mais de 155 milímetros acumulados em menos de sete horas, segundo um comunicado do Observatório Central de Buenos Aires (OCBA).

A inundação de ruas e casas atingiu com maior força os bairros da zona norte da capital, onde tem crescido nos últimos 10 anos a construção de edifícios, sem ser compensada com obras de infraestrutura hídrica para o deságue, segundo entidades ambientalistas.

As inundações acontecem na capital argentina pela existência de antigos cursos d’água, agora debaixo da terra, que obstruem um deságue normal para o Rio da Prata.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir