Categoria Geral  Noticia Atualizada em 03-04-2013

Ônibus lan house para moradores de rua será legado da JMJ
Papa foi convidado a visitar o ônibus Passaporte da Cidadania. Segundo vice-prefeito, veículo pode se tornar política pública do Rio.
Ônibus lan house para moradores de rua será legado da JMJ
Foto: g1.globo.com

A Jornada Mundial da Juventude vai deixar, como um de seus legados, um ônibus para o tratamento de dependentes químicos. O ônibus Passaporte da Cidadania, que vai acolher moradores de rua envolvidos com as drogas, foi lançado na noite dessa terça-feira (2), em Copacabana, na Zona Sul do Rio.

O veículo faz parte da programação da Jornada e também vai atuar durante os dias do evento. Segundo os coordenadores do projeto, uma visita ao ônibus pode estar na agenda do novo Papa. O convite foi feito a Bento XVI pela Arquidiocese do Rio.

A ideia é atender 30 crianças e adolescentes por dia. Ao longo de dois anos, a expectativa é que o projeto tenha acompanhado cerca de 200 beneficiados. "Nós buscávamos há 11 anos um projeto para que os mais abandonados fossem acolhidos. Recolher compulsoriamente não resolve porque ele acaba voltando para a rua", afirma Christina Sá, coordenadora da Pastoral do Menor e membro do Conselho da Jornada.

O arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, deu a bênção ao ônibus que começou a funcionar na mesma noite do lançamento. Segundo Cônego Manoel Manangão, responsável pelo legado da Jornada, cerca de 30% dos jovens da cidade do Rio estão envolvidos com as drogas.

"Depois de algumas pesquisas, percebemos que mesmo vivendo nas ruas ou sendo analfabetos, esses meninos estão conectados. Até mesmo os que fogem dos abrigos são encontrados online", afirma o padre.

Ziraldo, caricaturista idealizador do desenho do ônibus, se mostrou animado com o projeto. "Hoje temos apenas um, mas ainda vamos chegar a 50 ônibus desses, até não precisarmos de mais nenhum. Os dois bonecos que desenhei estão brincado porque é assim que eu quero vê-los. Vamos dizer para essas crianças que eles são cidadãos", comemorou Ziraldo.

O ônibus itinerante, de 14 metros de comprimento, conta com oito educadores, 12 computadores com internet, recursos pedagógicos e musicais, brinquedos lúdicos e livros. "Essa é uma porta de entrada com uma ferramenta de sedução enorme que é a internet. Eles vão chegando, preenchem um cadastro, a gente detecta o perfil e eles são encaminhados para entidades sociais, de saúde ou para as suas próprias famílias", explica Antônio Monteiro, coordenador do projeto.

O vice-prefeito do Rio, Adílson Pires, afirmou que o projeto será oferecido à prefeitura. "O ônibus é um sinal de esperança. Não vejo mais a cidade sem o projeto depois da Jornada. Ele pode se tornar uma política pública da cidade".

O Ônibus Passaporte para a Cidadania vai ficar na Praça Serzedelo Correia, em frente à Paróquia Nossa Senhora de Copacabana, por 15 dias. O bairro será palco de três Atos Centrais da Jornada, que vai acontecer entre os dias 23 e 28 de julho. Os organizadores acreditam que os próximos bairros visitados serão Largo do Machado, Cascadura e Madureira.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir