Categoria Policia  Noticia Atualizada em 03-04-2013

Laudo indica que causa da morte de jovem em piscina foi afogamento
Documento do Instituto M�dico Legal n�o menciona problemas card�acos. Camila morreu durante aula de nata��o em piscina p�blica de Santos, SP.
Laudo indica que causa da morte de jovem em piscina foi afogamento
Foto: g1.globo.com

O caso da jovem Camila Costa Lima, que morreu ap�s passar mal durante uma aula de nata��o e hidrogin�stica na piscina p�blica do Centro Esportivo da Zona Noroeste, em Santos, no litoral de S�o Paulo, ganhou um novo cap�tulo. O laudo divulgado pelo Instituto M�dico Legal (IML) nesta semana indica afogamento como causa da morte e n�o menciona problemas card�acos.

Segundo o delegado Jo�o Oct�vio de Mello, do 5� Distrito Policial de Santos, o documento do IML � vago. "O laudo n�o cita em momento algum nada relacionado ao cora��o ou problemas card�acos. S� define a causa como morte violenta por afogamento", explica.

Em posse do laudo, o delegado vai dar prosseguimento �s investiga��es. "Vamos intimar o respons�vel pelo centro esportivo, a professora que ministrava as aulas de nata��o e o m�dico que cuidou de Camila quando ela passou por cirurgia. Precisamos saber as regras de seguran�a na piscina, os detalhes do procedimento cir�rgico, se realmente ela tinha atestado para praticar os exerc�cios f�sicos e muitas outras informa��es. Esperamos que ainda nesta semana possamos ouvir a todos", conclui.

Fam�lia
Segundo Valmir Costa Lima, irm�o de Camila, a fam�lia j� teve acesso ao laudo do IML, portanto j� sabe que o documento n�o indica problemas card�acos. Mesmo assim, ele vai aguardar o resultado das investiga��es da pol�cia para decidir se entrar� com uma a��o na Justi�a contra a Prefeitura de Santos. "N�s queremos saber o que realmente aconteceu naquela piscina, j� que minha irm� n�o foi socorrida a tempo. Onde estavam os instrutores e o guarda-vidas quando ela come�ou a se afogar? N�s tivemos uma conversa r�pida com a professora que dava a aula e ela disse que quando viu que tinha alguma coisa errada e pediu a um dos alunos para passar para a raia onde ela estava e tentar socorr�-la. Mas como que um aluno pode ajudar uma pessoa que est� se afogando? Isso n�o era obriga��o dos professores?", questiona Valmir.

Em nota divulgada por sua assessoria de imprensa, a Prefeitura de Santos informa que aguarda o t�rmino das investiga��es do inqu�rito para se pronunciar sobre o assunto.

O caso
Camila Costa Lima, de 27 anos, morreu no dia 26 de fevereiro ap�s passar mal durante uma aula de nata��o e hidrogin�stica na piscina p�blica do Centro Esportivo da Zona Noroeste, em Santos, no litoral de S�o Paulo. Foi a m�e de Camila que recebeu a liga��o de funcion�rios do centro esportivo.

De acordo com Valmir Costa Lima, irm�o da v�tima, Camila estava bem, sem apresentar nenhum problema de sa�de ap�s as complica��es card�acas que teve h� seis anos, quando passou por uma cirurgia.

Para ele, o afogamento poderia ter sido evitado se tivessem prestado aten��o na garota. "A professora de nata��o disse que notou que ela n�o estava fazendo os movimentos corretos durante a aula e que, quando ela viu, minha irm� estava boiando com a cabe�a abaixada dentro da �gua", explica.

Segundo Valmir, o Samu foi chamado e demorou cerca de 10 minutos para chegar ao centro esportivo. O irm�o garante que a jovem j� chegou morta ao pronto-socorro, informa��o contestada pela prefeitura, que afirma que ela chegou com vida ao hospital. "No atestado de �bito est� que ela morreu por asfixia mec�nica, ingest�o de l�quido e afogamento", finaliza.

Outro lado
A Secretaria de Esportes de Santos informou, por meio de nota, que Camila tinha atestado m�dico emitido em janeiro de 2013, assinado por um m�dico do Servi�o de Cardiologia da Santa Casa de Santos, que lhe permitia a realiza��o da atividade f�sica.

A secretaria esclarece ainda que, devido ao hist�rico de sa�de, Camila foi encaminhada pelo Servi�o de Recupera��o e Fisioterapia da Secretaria de Sa�de, e que a atividade esportiva � realizada com um professor para cada tr�s pessoas, crit�rio adotado para dar maior assist�ncia ao aluno. Quanto ao incidente com a jovem, a Prefeitura afirma que a aluna teve um mal s�bito na piscina e foi atendida imediatamente pelo professor que dava a aula e pelo guarda-vidas de plant�o.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir